Resenha do livro Edgar Allan Poe - Medo clássico, volume 1





Título original: Edgar Allan Poe - Medo Clássico, volume 1
Autor: Edgar Allan Poe
Ano: 2017

Editora: Darkside
Páginas: 384

 
Edgar Allan Poe é um escritor, que fascinou muitas pessoas no século XIX com seus contos de terror e esse sucesso permanece até os dias de hoje. E foi por essa repercussão toda que a editora Darkside lançou Edgar Allan Poe – Medo Clássico, Volume 1. Uma coletânea de contos desse mestre da Literatura de horror de todos os tempos.O livro foi traduzido por Marcia Heloísa, a qual também escreveu a introdução pela editora Darkside. 

        Existe outro capítulo escrito por Charles Baurdelare o que deixou o livro mais enriquecido. Já os contos do escritor foram divididos em partes para melhor a leitura: espectro da morte, com os contos “o poço e o pêndulo” (o meu preferido), “a queda da casa de Usher” e o “baile da morte vermelha”; Narradores homicidas, com os contos “o gato preto”, “o barril do amontillado” e o “coração delador”; detetive Dupin, com os contos “os assassinatos da rua Morgue”, o mistério de “Marie Rogêt” e “a carta roubada”; Mulheres etéreas, com os contos “Berenice”, “Ligeia” e “Eleonora” e ímpeto aventureiro, com os contos “manuscrito encontrado numa garrafa”, “o escaravelho de ouro” (muito bom esse conto) e “nunca aposte a cabeça com o diabo”. O livro finaliza com o famoso poema “O corvo”, contando os bastidores de sua criação, a versão original em Inglês e duas traduções de dois grandes escritores: Machado de Assis e Fernando Pessoa.






         As histórias nos levam ao impressionismo, ao horror e ao medo, ficamos com uma sensação de estarmos sendo observados quando estamos lendo, arrepios correm pelo corpo e o desespero bate em nossa consciência. Mas em alguns contos como Berenice, o amor está presente, mas é um amor que pouco ou quase nada durou, pois a morte os separou e o sofrimento aparece. Fiquei com muita pena do personagem e sua amargura pela perda da amada.


"Berenice - o nome dela invoco - Berenice! E das ruínas encanecidas da memória, milhares de recordações tumultuosas despertam com o som".



         A seleção de contos foi muito bem escolhido pela editora Darkside, pois alguns muito conhecidos e famosos como “O gato preto” e “Os assassinatos da Rua Morgue”, se juntam com os demais selecionados. Isso faz com que o leitor conheça o amplo material que esse fantástico escritor produziu ao longo do tempo.





        No decorrer da leitura, algo me incomodou: as passagens que a maioria dos contos possuem que estão escritas em francês ou latim. Mesmo com a tradução no rodapé do livro, não gostei, pois deixou desagradável a leitura toda hora em que tinha que interromper para ver o que significava tal palavra ou termo. Poderia ter colocado já traduzido ou entre parênteses para que a leitura fluísse melhor. 

         Já o livro físico, ilustrações e diagramação estão impecáveis. A capa é muito bonita, de excelente qualidade e acabamento, as páginas e letras estão em tamanhos adequados para se ler e as ilustrações deixam os contos com personalizados. É um livro que sempre estava comigo quando estava lendo-o, ele chama atenção, tem um charme próprio, estilo gótico e atraente. 



         


       E nos restam esperar agora o lançamento do volume dois dessa incrível obra, que nos deixam ansiosos para saber como será e quais contos irão fazer parte da coletânea. Enquanto isso, vamos nos deliciando com essa já publicada e quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo, pois esse livro foi feito com muito capricho e requinte para agradar todos que são fã da literatura gótica. Recomendo!!!


@Gustavo Barberá - 19/03/2018

Menu 

32 comentários:

  1. Oi Gustavo!

    Tudo bem? Então, eu não sei bem quando foi a última vez que li algo do Poe, mas faz bastante tempo e eu fiquei com muito medo porque sou dessas pessoas impressionáveis sabe?

    A DarkSide é uma editora muito "caprichosa" por assim dizer, e sempre trás as edições incríveis pra gente, mas mesmo com os seus comentários positivos não tenho vontade de ler.

    Mesmo assim fico feliz que tenha achado os contos bem selecionados para a edição e que esteja ansioso pelo próximo volume.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os contos de Poe, dá aquele friozinho na coluna que vai subindo por causas das enigmáticas palavras que ele escreve. Já a Darkside está de parabéns pelas excelentes obras que estão lançando, uma mais linda que a outra.

      Excluir
  2. Tenho visto a chamada do lançamento do segundo volume e eu aqui doida para ter esse primeiro rsrs. Sou apaixonada pela escrita de Poe, amo os contos dele. Achei uma pena o livro ter misturado as escritas, realmente sua opção deixaria a leitura mais fluida, mas ainda sim quero ler, pois o que mais curto é essa sensação de estarmos sendo observados. Enfim, adorei conhecer sua experiência com a obra e se ler a continuação nos conte o que achou, vou adorar conferir.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o volume 2 sairá em Setembro, se não me engano. Espero que seja tão arrepiante quanto esse já publicado, estou ansioso para tê-lo.

      Excluir
  3. Olá...
    Não tenho a menor duvida de que esse livro seja incrível! Adorei a sua resenha e realmente, a edição é um padrão totalmente elevado e admirável. Entretanto, sou uma péssima leitora de terror, morro de medo haha

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bem feito, vale a pena conferir. E sentir aquele medinho básico é bom de vez em quando.... rsrsss

      Excluir
  4. Oi oi!
    Adorei a sua resenha, porque alem de ter lido esse livro eu senti que você falou tudo sem dar nenhum spoiler. O que eu mais amei nesse livro foi o enredo e os cenários que encontramos na obra. Acho que o autor arrasou e já estou ansiosa para ler outros livro do mesmo. Eu amei as fotos e espero ler outras resenhas sua, pq essa me agradou muito!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leitura Enigmática agradece de coração que tenha gostado!!! =)

      Excluir
  5. Olá!
    Que edição mais linda, a Darkside arrasa muito, sou apaixonada por todas às edições que a editora faz e com esse livro do Poe não foi diferente.
    Eu não gosto muito do gênero, mas não podemos negar de esse autor é um gênio!
    Ainda não li esse livro dele, mas me interessei pelo fato de envolver um romance em que a morte separa o casal (tenso hahaha).
    Atualmente não estou na vibe para a leitura, mas achei bem interessante e com certeza leria mais para frente.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    Beijos - anne and cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estiver disposta,leia sim porque é um livro e tanto. Recomendo.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?

    Na faculdade tive que ler uns contos dele e confesso que não me desceu. Depois disso evito qualquer contato com ele. Até mesmo porque não curto terror. Dessa vez, passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser o tipo de leitora que foge do gênero terror, o Edgar Allan Poe é um dos autores que sinto vontade de ler, ele seria minha exceção à regra.rs

    E essa edição da DarkSide está tão bonita que só desperta mais o meu interesse!

    Já sinto dó do personagem do conto Berenice. Acho que vou ficar deprimida quando lê-lo. :( Histórias de amores que terminam mal sempre me deixam no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus contos são assim mesmo: tem aquele ar de suspense, mas ao ao mesmo tempo alguns são melancólicos. Acho que Poe fez de propósito para mexer com todos os nossos sentimentos.

      Excluir
  8. Oie amore,

    Edgar Allan Poe pra ser sincera não me atrai, talvez seja o momento sei lá.
    Vejo muitos comentários e resenhas, assim como a sua, bem positivas dos livros dele.
    Mas passo a dica!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que fique com vontade de ler um de seus contos um dia e goste!!!

      Excluir
  9. Olá!
    Mesmo nunca tendo lido nada do autor, tenho uma enorme curiosidade, principalmente depois de ter assistido ao seriado The Fallowing onde tem tantas referências aos textos do Poe.
    A edição é sem dúvidas lindíssima e espero conseguir ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Que livro interessante!
    Eu ainda não li nada do autor, mas achei essa edição bem interessante. E ainda publicado por uma ótima editora, com certeza um exemplar único.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição está extraordinária. A Darkside caprichou ao extremo, está linda mesmo!!! Recomendo a leitura.

      Excluir
  11. Oi tudo bem?
    Adorei a indicação e apesar de não gostar muito de contos (sempre fico com a sensação de algo inacabado), acho que essa é uma leitura que eu faria. QUanto a parte sobre as traduções e termos isso não é uma coisa que me incomoda, e para falar a verdade até prefiro, pois muitas vezes a tradução acaba perdendo um pouco do sentido real que o autor quis passar
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de contos e esse livro é incrível. Tente mais para frente ler essa obra, quem sabe ele te agradará...

      Excluir
  12. Oie, tudo bom?
    Adorei seu post! Ainda não li, comprei esse livro por impulso por ser lindo demais, hahaha. Eu também não curto muito essa coisa de usar palavra em outro idioma, mas fico me sentindo depois pq falo "olha, eu sei falar tal coisa em alemão", hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem um tesouro em casa! Leia o mais rápido possível, irá ver que livro sensacional.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu acho essa edição da DarkSide simplesmente maravilhosa, porém, infelizmente, esse é um livro que não pretendo comprar. Meu contato com a escrita do autor foi através de alguns contos dele que li para a escolha e detestei todos. Inclusive, "O Gato Preto" e "Os assassinatos da Rua Morgue" que você mencionou.Eu consigo entender todo o fascínio que as pessoas têm em torno da obra do autor, mas infelizmente não é meu estilo.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e saber sua opinião sobre o livro. Só achei uma pena essas partes que não estão traduzia, porque realmente é ruim ter que ficar interrompendo a leitura para ler a nota de roda pé.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena. Apesar de não haver a tradução, a leitura é intensa e eu recomendo.

      Excluir
  14. Oi Gustavo,
    Tenho muita vontade de me arriscar lendo esse livro do Poe, mas tenho muito medo também, eu já li um de seus contos e não consegui gostar nada dele. Tudo me incomodou, mas acho que li errado, sabe? Muitos leitores gostam das obras dele e preciso me arriscar de novo.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho fazer isso,quem sabe agora você tenha uma outra visão de Poe!!! =)

      Excluir
  15. Eu também tenho esse livro, a edição dele está muito bacana mesmo, amei todas as ilustrações. Já li quase todos os contos, mas ainda não tenho um preferido. Gostei de conferir sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tá show de bola. Estou muito ansioso pelo volume 2.

      Excluir
  16. Olá!!

    Nunca li nada do autor, mas conheço a fama dele. Infelizmente não faz meu gênero de leitura, mas fico apaixonada pela capa de qualquer maneira, de qualquer forma vou recomendar sua resenha para os amigos que curtem. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Muito obrigado, o Leitura Enigmática agradece imensamente!!!

      Excluir