Resenha do livro "Ponte para Terabítia"




Título original: Bridge to Terabithia
Autor: Katherine Paterson
Editora: Salamandra
Ano de lançamento: 2006
Número de páginas: 160


Ponte para Terabítia é um livro escrito pela autora Katherine Paterson, vencedora do prêmio Astrid Lindgren (2006) e sua obra foi adaptada em duas ocasiões ao cinema: uma em 1985 e outra em 2007.  A versão 2007 é uma co-produção de Disney e Walden Média. Um dos produtores e roteiristas para a versão 2007 é um dos filhos de Paterson: David L. Paterson, cujo nome aparece na dedicatória do livro. Os atores principais foram Josh Huterson e Anna Sophia Robb. A história se passa em uma pequena cidade próxima a Washington, EUA. 


        Jesse Aarons é um garoto proveniente de uma família muito humilde que deseja ser campeão nas corridas realizadas em sua escola durante o intervalo, mas após a chegada de Leslie Burke, seu objetivo é derrotado por ela e a partir desse dia eles se tornam melhores amigos e criam um mundo imaginário – Terabítia – por ondem passam momentos muito felizes e aventureiros.

“Precisamos de um lugar – continuou ela. – um lugar só para nós. Um lugar tão secreto que a gente não contasse a ninguém no mundo sobre ele.”

        História narrada em terceira pessoa, com um enredo cronológico e nostálgico e mágico, faz com que o leitor sinta-se envolvido e com vontade de se transportar na aventura, juntar-se a eles e ver ao vivo o cenário descrito que é maravilhoso. Como gostaria de entrar naquela casa de madeira e relaxar!!!

“Aquele era o lugar onde ele também escolheria – onde havia uns arbustos mais baixos e floridos e dava para brincar de esconder entre os carvalhos e os pinheiros. Um lugar em que o sol se derramava em raios dourados pelos meios das árvores e vinham aquecer seus pés, como um banho morno.”

        Em relação aos personagens, Jesse sentia falta da atenção de seu pai, que sempre estava ocupado com seu serviço, seja na casa da família ou em Washington. E no pouco tempo livre que possuía, se dirigia sempre a sua irmã mais nova May Belle e o tratava-o friamente. Jess sentia falta de ter mais que um pai, mas um amigo, alguém que ele pudesse se desabafar. Só que seu pai não o correspondia.

“- Hoje você se atrasou um pouco com essa ordenha, não foi, filho? Foi a única coisa que o pai disse diretamente a ele, a noite toda”

        Na escola Jess parecia ter um amor platônico pela sua professora de música, Miss Edmunds, que se encanta com seus desenhos e ambos Jesse como Leslie ganham a total simpatia da professora. O ambiente familiar de Leslie faz sentir que mesmo seus pais sendo presentes e carinhosos com ela, ao mesmo tempo parecem ser distantes. Há também a presença de Janice Avery – uma aluna do sétimo ano que vive criando confusões na escola, mas no decorrer da história, um segredo é revelado onde se justifica tal comportamento. E o triste disso é que esse fato acontece na vida real de várias pessoas.

 

        O livro foi lançado no Brasil pela Editora Salamandra. É uma edição simples, mas bonita. O formato do livro, o material em que ele foi confeccionado, o papel resistente e a linda capa merecem destaque. Foi traduzido por Ana Maria Machado.

        Esse livro nos faz pensar sobre o forte laço da amizade, nos levam a refletir um pouco sobre nossas atitudes tomadas, nos faz rir, chorar, admirar e surpreender. É um livro que após lido me deixou muito emocionado e pensativo. Por isso recomendo para todos essa magnífica obra e garanto: quem atravessar a ponte e entrar em Terabítia, jamais irá querer voltar.

@Gustavo Barberá - 27/02/2018 


Menu 

14 comentários:

  1. Nossa, lembro de quando saiu o filme desse livro, eu era bem mais novinha e chorei rios com o final da história. Nunca peguei o livro para ler, mas parece mesmo muito interessante, e com certeza me faria voltar àquele tempo na memória. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que assisti o filme e chorei muito, depois que descobrir que era uma adaptação eu nem quis ler o livro , por mais aventura que ele tenha o final me fez chorar muito.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo tudo bem? Eu assisti o filme, mas não li o livro, até no filme é retratado que esses jovens criam Terabítia para fugir da realidade, e consequentemente tudo está interligado e vou ser sincera chorei com o filme. Parabéns pela resenha e com certeza vou procurar o livro para ler pois fiquei curiosa, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oie
    O livro ainda não li mas vi o filme e lembro de ter ficado com a mesma sensação que você descreveu: um misto de sentimentos. Ri, chorei. Me emocionei demais. Com certeza a gente fica com muita coisa a se pensar.
    Vamos ver se consigo ler o livro também.
    Adorei o post
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo. Tenho muita vontade de ler esse livro desde que o filme, há muitos anos, e fiquei emocionada com a história. Gosto de ver filmes assim, com essa pegada de amizade e aquela gota de sentimento que faz a gente chorar. Saber que tinha um livro me deixou muito curiosa, porque é aquela velha imagem do iceberg, livro versus filme.. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa eu morro de chorar assistindo a adaptação desse livro, não sei se tenho psicológico suficiente pra ler!

    Adorei sua resenha!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Com tantos elementos nessa trama é impossível não se sentir convidado a apreciar a leitura.
    Legal saber que tem uma adaptação dessa história, já fiquei com vontade de conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Adoro livros assim, que nos levam a sentir os mais diversos sentimentos.
    Ainda não conhecia esse título, mas fiquei bem curiosa para conferir. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Minha nossa! Eu me acabo com esse filme haha
    Meus olhos brilharam quando abri seubposr e vi que ele era livro também. Que lindo!
    Amo demais esse filme,mas acredito que não tenho psicológico o suficiente para ler esse livro haha

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Não li o livro, mas sou apaixonada pelo filme acho a coisa mais linda do mundo. Fiquei curiosa para fazer a leitura e poder saber um pouco mais sobre essa história que alegrou minha infância.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então pra ser sincera, e não me chamou a atenção pra ler não sendo sincera.
    A única coisa que talvez faça eu ler é a questão do amor platônico, adoro essas coisas rs.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a proposta dele muito interessante. Eu gosto muito desses livros que abordam temas como amizade a importância dela. Também achei muito legal o livro ter sido adaptado em duas ocasiões.
    Vou anotar a dica, pois fiquei interessada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    eu já assisti a adaptação desses livro milhares de vezes e não fazia ideia que era uma adaptação, acredita? Sou apaixonada por essa história, acho linda as mensagens que são passadas nela. Vou tentar encontrar um exemplar desse livro pra ontem.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Nunca assisti o filme. Li o livro ano passado e acabei não postando a resenha dele aqui - Só adianto que foi o maior soco no estômago que eu já recebi na vida! Muito triste e ao mesmo tempo, inesperado!

    Abraços!

    ResponderExcluir