Resenha do livro "Por lugares incríveis"




Título Original: All the bright places
Autores: Jennifer Niven
Ano: 2018
Editora: Seguinte
Páginas: 336

Desde que vi esse livro em um canal literário, o mesmo me chamou muito a atenção e aguçou meu interesse em ler o mesmo. A obra conta a história de Violet Markey, que tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. 

      Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los. A obra comoveu tanto as pessoas, inclusive o coração de Hollywood, que revolveu adaptar essa linda história nas telonas. Dentre o elenco, está a atriz Elle Fanning, no papel de Violet. Só faço uma advertência. Quem não leu o livro, não assista o trailer porque ele tem um super, mega, ultra, blaster spoiler nível plus master e irá te decepcionar, porque nele está o que acontecerá no final da história. Eu que li o livro ao assistir fiquei decepcionado, imagine quem não leu. 




      A escritora desenvolveu muito bem o enredo para nos deixar com a sensibilidade e a emoção a flor da pele. Tudo parece combinar na trama. A narrativa, os personagens, o cenário, o tempo e o espaço. Isso me fez devorar esse livro em poucos dias e me pegava durante o dia pensando na história sem querer. Ao terminá-la fiquei tão triste e perdido sem saber o que fazer no momento e com muitas saudades de Violet e Finch. Foi um livro incrível que me deu vontade de entrar e participar desse drama.

                    “Sabe o que eu gosto em você, Ultravioleta Markante? Tudo”.

       Em relação aos personagens, tanto Violet quanto Finch estão bem decepcionados com a vida que levam e a cada dia que se passa, suas famílias alimentam mais essa sensação através das atitudes diárias tomadas por seus pais. A família de Violet, começou a tratá-la de forma como ela fosse sua irmã Eleonora, parece que tudo o que eles não deram para a falecida, agora querem dar para ela. Eles não dão atenção para ela como ela deseja que fosse, ela quer que seus pais vejam e se relacione com a Violet e não com Eleonora. Isso a deixa muito triste.
 



      Já com Finch, a coisa é mais complicada. Ele possui uma família muito desestruturada, pais separados e um pai muito violento e cruel. Ele sente falta de uma família, de ter carinho e atenção de ambos pai e mãe. Ele se sente um largado na vida e frequentando a casa de seu pai que se casa novamente, ele vê a discrepância, a mega diferença de como o filho do seu atual casamento é tratado, da forma que ele nunca foi. E com ele, a indiferença continua, mesmo adolescente, sem falar que mesmo nessa fase de sua vida seu pai ainda o agride fisicamente, deixando-o em pedaços. Finch é um personagem que sofre muito na trama, ele quer amigos verdadeiros (na escola é vítima de bullying diariamente), quer carinho, atenção, fatos que consegue apenas com Violet. E o ruim de tudo isso é o fato dele ir internalizando essa frustração e raiva, que faz mal para qualquer ser humano. Mesmo assim, ele diz não sentir inveja do filho do outro casamento de seu pai que tem de tudo, enquanto ele não tem nada.
“Você tem um quarto e tanto, Josh Raymond. Tento não deixar que isso me incomode porque a inveja é um sentimento ruim e desagradável que nos destrói por dentro...”

      O relacionamento que ele e Violet tem é um pouco conturbado, mas lindo ao mesmo tempo. Com o tempo nota-se que eles são feitos um para outros, mesmo com a imaturidade de Finch que a irrita de vez em quando. Outro momento do livro que me conquistou muito foi os lugares em que Finch escolheu para visitar durante o desenvolvimento do trabalho de Geografia. Como diz o título do livro – lugares incríveis.
 



      O livro traz temas forte e polêmicos como bullying, suicídio, agressão, violência familiar, transtornos psicológicos e irresponsabilidade por parte de alguns pais. E no final do livro, após o término da história, a escritora traz várias informações sobre esses temas, conta um pouco de sua vida e para minha surpresa, ela traz os locais em que esses lugares visitados por Violet e Finch se encontram. Isso mesmo, esses locais existem!!!
     “O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa”.

      Quem não leu ainda essa obra, não sabe o que estão perdendo. Prepare o lenço, melhor, o lençol caso for uma pessoa muito emotiva. É uma história linda e que nos faz refletir que da nossa vida terrena nada levaremos e que devemos ser mais humildes e aceitar as pessoas como elas são. E deixo claro que o final do livro, a última página irá fazer você chorar muito!!! A tradução foi de Alessandra Esteche.

@Gustavo Barberá - 08/07/2018


47 comentários:

  1. Esse livro traz uma temática bem interessante, tenho vontade de ler e já está na minha lista. Sua resenha está impecável.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Temática interessante. Também já havia visto resenha deste livro antes, parece realmente legal. E vou seguir sua recomendação quanto ao trailer rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso para evitar aborrecimento. Eles precisavam ter um jogo de cintura e colocar algo menos tipo "vai acontecer assim no final".

      Excluir
  3. Gostei muito de sua resenha, me fez querer o livro, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leitura Enigmática agradece sua visita e recomenda a obra.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha, ela foi bem especifica e ao mesmo tempo vaga o bastante para não dar spoilers, amei. Quero muito ler esse livro, desde seu lançamento ele se encontra na minha lista enorme de próximas leituras e eu espero que posa lê-lo muito em breve.
    Abraços
    www.leituras-deana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá gostar muito desse livro, tenho certeza!!!

      Excluir
  5. Gostei muito da capa é bem fofa lembra livro de criança, mas a história é bastante interessante pois tem temas que ainda mexe com a nossa sociedade, como bullying, suicídio. Legal que os locais exitem mesmo, adorei a resenha deu muita vontade de ler ele, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Lembrou-me um pouco a narrativa de Harlan Coben, que é um mestre nesse tipo de trama... Mas logo depois se desfaz, o Harlan não se prolongaria num aparente sentimentalismo que aparece na narrativa. Gostei de ler e super me interessa a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Harlan Coben e leia essa obra sim que irá gostar muito.

      Excluir
  7. O que me deixou surpreso no começo foi a capa, pois eu estava esperando uma história bem "bonitinha" ou algo do tipo e sobre assuntos um tanto quanto delicados. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Só de ler a sinopse e a resenha já me emocionei, a história é mesmo bastante sensível. Duas pessoas machucadas pela vida que encontram um no outro o apoio e o amor que tanto lhes falta. E juntos descobrem um novo colorido para seus dias. Amei. Por Lugares Incríveis vai pra minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele é um livro bem emotivo que irá nos sensibilizar muito!!!

      Excluir
  9. Que lindo!Obrigada por avisar para não ver o trailer. A capa foi a primeira coisa que me encantou, adorava brincar com esses bloquinhos quando era criança. A sinopse e a resenha me pegaram também.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder ler o livro antes do filme,seria show. O trailer está entregando toda a história,praticamente...

      Excluir
  10. Gostei da sua resenha! Gosto de livros deste estilo, emotivos.
    Tenho muito interesse em temas fortes e polêmicos como bullying, suicídio, agressão, violência familiar, etc...
    Ah, sem falar da capa, que já é linda e chama muito a atenção
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, realmente, esse livro é excelente em se retratar sobre esses assuntos, mas com um enredo fantástico.

      Excluir
  11. Oi, tudo bem ?

    Confesso que já pensei em comprar o livro, mas na época li a sinopse e não gostei, então ler essa resenha foi uma grata surpresa. Com certeza é uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Uau, eu li esse livro há um tempo e lendo o seu post sobre ele me fez lembrar de como eu me senti lendo. Essa é uma história forte, mas importante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele traz temas muito polêmicos e reflexivos.

      Excluir
  13. Oi Gustavo. Tem um tempo que ganhei esse livro de presente de uma grande amiga. O problema é que eu peguei um SPOILERZÃO dele e, não que eu ligue pra isso rs, mas me deixou mt mt triste e ainda não me sinto preparada para lidar com o sofrimento. Mas, sua resenha me deixou com mt vontade de ler logo - e ver o trailer também, pq nem sabia que tinha saído haha - e descobrir mais as camadas deles. Parabéns pela resenha e pelas fotos lindas! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa. A história é bem triste porque muitos jovens passam pelo que Finch e Violet passam. É uma história realista e que vale a pena ler. Fico feliz que tenha gostado das fotos!!! =)

      Excluir
  14. Ah, que vontade de ler esse livro! Já ouvi gente falando sobre ele, mas nunca tive a oportunidade de ler. Adorei sua resenha!

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://www.pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  15. Com o seu conselho, vou comprar o livro e realmente um lençol viu? Ainda mais em se tratando de temas tão delicados quanto esses. Parece ser uma leitura incrível! E vou evitar o trailer para não estragar, rs. Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá chorar um pouco,viu. A história e bem sentimental!!! rsrs

      Excluir
  16. Sua resenha ficou incrível, fiquei muito afim de lê, gostei muito dos temas.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leitura Enigmática agradece sua visita e recomenda a obra!!!

      Excluir
  17. Oi Gustavo!!
    Ai meu Deus, me dá um abraço. Eu li esse livro tem muito tempo, mas sempre que leio uma nova resenha sobre ele, é como se eu vivesse a história novamente. Assim como você eu indico esse livro para todos.
    ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda, né? Sempre recomendarei a obra.

      Excluir
  18. A resenha está incrível! Ficámos com muita vontade de ler pois aborda temas muito relevantes que deveriam ter mais atenção na sociedade. Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. Se Violet e principalmente Finch tivessem um pouco mais de atenção como eles mereciam, muitas coisas ruins poderiam ter sido evitadas e eles seriam mais felizes.

      Excluir
  19. Os temas desenvolvidos na obra são interessantes e reflexivos. Conforme lia a resenha já me via com lágrimas nos olhos, gosto de leituras emocionantes e envolventes!! Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia a obra porque você irá se emocionar muito, ela mexe muito com o nosso ser.

      Excluir
  20. Olá
    Eu já tinha interesse de ler essa história, quando me deparei com ela bem rapidamente. Agora, lendo tudo isso, fico ainda mais animada para ler, mesmo sabendo que pelo visto chorarei horrores.
    Adorei tua resenha, de verdade.

    Abraços||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se prepare porque no final, não dá para segurar as lágrimas, é muito triste mesmo!!!

      Excluir
  21. Oie, tudo bem?
    Além de adorar a resenha, adorei as fotos.
    Quero muito ler esse livro a alguma tempo, e agora que ainda mais, vou passar ele na frente, Beijos.

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu conheço a vida bem o suficiente para saber que nos não podemos contar com as coisas ficando paradas, não importa o quanto você queira. Você não pode impedir as pessoas de morrerem. Você não pode impedi-los de ir embora. . Eu me conheço bem o suficiente para saber que ninguém mais pode mantê-lo acordado ou impedi-lo de dormir. ”Para começar, eu realmente gosto do jeito que Theodore Finch conheceu Violet Markey - na borda seis andares acima do solo na Torre do Sino em sua escola em um dia chuvoso - é um encontro bastante bonito para mim.

    ResponderExcluir
  23. Puxa, gostei muito da sua resenha. Ela dá a ver um livro bem interessante e complexo, que aborda temas delicados e difíceis, como o sentimento de inadequação, de culpa, traumas e além do desejo de suicídio. E que bom ver que foi de uma forma que te prendeu e cativou desta forma, enredando pelos labirintos da história. Não conhecia a obra nem a autora.
    Abraços!
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro leva nossas emoções a flor da pele com esses temas delicados, mas não deixa a história desinteressante e sem enredo, ao contrário, prende nossa atenção e interesse cada vez mais.

      Excluir