Resenha do livro "Um dia em Dezembro"
Título Original: One day in december
Autora: Josie Silver
Ano: 2018
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Dizem que dezembro é um mês onde a emoção e sensibilidade estão brotando a flor da pele fato das festas de fim de ano estarem presentes, deixando todos emotivos. Se você se enquadra nessa situação, então leia “Um dia em Dezembro” com um lençol ao lado, pois muitas lágrimas irão rolar e fechará ambos seu mês e ano literário com chave de outro, assim como eu fiz.
Autora: Josie Silver
Ano: 2018
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Dizem que dezembro é um mês onde a emoção e sensibilidade estão brotando a flor da pele fato das festas de fim de ano estarem presentes, deixando todos emotivos. Se você se enquadra nessa situação, então leia “Um dia em Dezembro” com um lençol ao lado, pois muitas lágrimas irão rolar e fechará ambos seu mês e ano literário com chave de outro, assim como eu fiz.
O livro conta a história de Laurie, uma garota doce, mas determinada em vencer na vida, ao parar em um ponto de ônibus vê Jack O’Mara sentado no banco e ao seus olhares se encontrarem, se apaixonam imediatamente. Mas como o ônibus está muito lotado, ela não consegue descer e nem ele subir. O tempo se passa e Laurie fica com a imagem do seu primeiro amor cravada na sua alma e diz que irá encontrá-lo. Ela entra na faculdade e divide o quarto com Sarah, onde se tornam melhores amigas. Certo dia Sarah chega ao apartamento trazendo seu novo namorado e ao apresentar para Laurie, seu coração gela, pois se trata de Jack. E ele também tem a mesma reação. Ambos para não magoar Sarah, escondem esse sentimento, onde muitas emoções e surpresas irão aparecer no decorrer da trama.
Com um enredo maravilhoso, intenso, bem construído, o autor deixa a história muito atraente e vários momentos leva o leitor a uma catarse violenta, pois a explosão de sentimentos e emoções estão presentes a toda hora. É incrível os rumos que a história leva e sempre uma bomba explode, surpreendendo e não deixando o leitor de desgrudar da obra, mesmo tendo alguns momentos de dor e de perda de entes queridos. É um livro muito gostoso e rápido de se ler, mesmo pela quantidade razoável de páginas. Não houve um só momento em que eu pudesse reclamar que a história ficou monótona, não é um romance meloso, mas sim algo leve e prazeroso, onde queremos devorar cada vez mais as páginas.
“Somos um triângulo cujos lados estão sempre mudando de tamanho”.
O que dizer dos personagens: são simplesmente maravilhosos! Laurie com sua doçura e sempre emotiva, chega a ser hilária quando reclama da vida. Jack que passou por momentos muito complicados na trama e sua introspecção e Sarah, sempre presente e a doidinha da história. Claro que precisamos de um personagem assim para quebrar o gelo. Mesmo parecendo, não se trata de um triângulo amoroso, mas sim de como o destino nos pode pregar surpresas. Há outros personagens, como Oscar, Luke e os parentes dos protagonistas, assim como outros personagens secundários que serão citados e apresentados no decorrer da leitura.
O que não gostei muito na trama foi alguns palavriados que achei desnecessários, a escritora poderia ter pegado mais leve em certos momentos, mas não estragaram a cena em que eles estão inseridos. A trama é contada em primeira pessoa e alguns capítulos são bem curtinhos, mas temos outros mais extensos. Gostei disso porque não deixa a leitura cansativa. Os capítulos são alternados com o nome dos três personagens e quando são citados o decorrer desse capítulo será narrado por um deles. Isso deixou o livro incrível.
“Seu lugar não é um onde, mas um alguém”.
E quem ainda não leu “Um dia em Dezembro”, não vá esperar o próximo natal chegar para ler, corra e adquira logo o seu exemplar, independente do mês em que estiver. Tenho certeza que suas emoções serão a mesma em qualquer momento. Venha conhecer como Laurie, Sarah e Jack se comportaram com essa situação e o que aconteceu no final. E falando nisso, que final foi esse? Esperava de tudo, mas a última cena me deu vontade de participar, a autora mandou muito bem e está de parabéns pela forma que finalizou a história. A tradução foi de Carolina Simmer.
Eu sofro a cada resenha que to lendo na internet, porque a vontade que da e comprar cada um dos livros que vejo relatos tão maravilhosos, com esse livro não foi diferente, quase abri aqui pra procurar, enfim a história parece mesmo ser maravilhosa e sua resenha foi maravilhosa e envolvente, parabéns!
ResponderExcluireu acho que esse é um livro que com certeza vou gostar, parece uma premissa tipo a de "um dia" que é um dos meus livros favoritos.
ResponderExcluirsua resenha ficou ótima, e fiquei mais curiosa ainda!
Virando Amor
Eu pessoalmente não sou fã desse tipo de histórias, histórias de amor nunca me atraiu. Mas a sua resenha esta espetacular
ResponderExcluirhttps://www.luartico.com/
Parece uma história gostosa de ler. Lembra uma novela. E o clima de Natal deve deixar bem legal, pelo menos lá o clima de Natal é bem forte em Dezembro.
ResponderExcluirEu vi esse livro no catálogo da GER e achei um amor. Não deu tempo de lê-lo ano passado, mas espero poder ler esse ano.
ResponderExcluirPost maravilhoso. Beijos <3
É tão difícil ver resenhas de romances aqui que eu ache que estava no blog errado... hahahahahah
ResponderExcluirDica anotada em qualquer mês do ano.
Beijos
Primeira resenha pelo menos um pouco positiva que li sobre este livro. Adorei que você ressaltou os pontos positivos e negativos da história. Assim que eu puder irei dar uma chance!
ResponderExcluirFiquei muito curiosa pra ler esse livro, tipo de história que adoro. Adoro romance!
ResponderExcluirAmei a capa do livro super romântica, o livro tem uma história bem fluída, o livro é encantador, ainda não li o livro mais fiquei bastante interessada pelo livro, abraços.
ResponderExcluirNossa, vira e mexe eu leio a respeito desse livro. Gostei da indicação, cada crítica positiva aumenta a vontade de ler. Adoro romances nesse estilo. rsrs
ResponderExcluirbjos
Lucy - Por essas páginas
Ah ja me apaixonei por esse livro sem se quer ler ele, apenas vendo sua resenha.. Sem dúvidas quero muito ler ele :)
ResponderExcluirEu curto romances. Gostei do enrendo, interessante trabalhar a questão do triângulo e o aflorar de sentimentos que não se pode controlar. Seria um livro que eu gostaria de ler. Obrigada pela dica.
ResponderExcluirGostei muito do seu post, adoro ler e não conhecia essa obra.
ResponderExcluirOi, Gustavo!
ResponderExcluirNão sei se eu leria o livro, pois acho essa visão de amor à primeira vista meio romântica demais. Mas como a história também parece ter uma dose de humor, talvez até daria uma chance. Acho que eu poderia dar algumas risadas com as reclamações da Laurie. hahaha Obrigada pela dica! Beijos!
castelodoimaginario.blogspot.com
Gosto tanto de histórias assim,onde um amor que parecia improvável acaba por acontecer quando os protagonistas menos esperam. Uma narrativa doce que aquece o coração. Compraria com certeza!
ResponderExcluirOi Gustavo!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro. Parece aqueles livros mais leves, bons para sairmos de uma ressaca literária. No entanto, a questão do triângulo amoroso me afasta um pouco da leitura. Cansei um pouco de histórias que tem essa característica.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Oi, eu adoro romance! Vou salvar seu post pra deixar na lista de livros que quero ler. ♡
ResponderExcluirOla!
ResponderExcluirEu amei tanto ler esse livro. Li em Novembro e foi uma delicia fazer essa leitura. Narrativa tão envolvente, né? Engraçado, emocionante ao mesmo tempo. E aquele final de fato eu senti vontade de estar lá pra viver aquilo.
O livro me fez lembrar do filme “O noivo da minha melhor amiga”.
Diego | www.vidaeletras.com.br
Olá!
ResponderExcluirJá vi que esse é daqueles livros que divide opiniões.
Gostei das suas considerações e acredito que vá me envolver com o romance e drama dos personagens.
Essa capa está muito bonita também!
Beijos!
Camila de Moraes
Olá,
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca tinha lido uma resenha. Normalmente eu acho bem chatinho livros de romance, mas vou procurar mais sobre a obra
Ouwnt..... Que livro mais encantador é esse hein rsrs....
ResponderExcluirJá irei procurar pra ler em breve!
Amei a resenha.
https://blogdajenny2014.blogspot.com/
Olá, Gustavo.
ResponderExcluirTem tudo para ser um romance que me agradaria, mas infelizmente essa coisa toda de se apaixonar assim não funciona para mim. Acho muito clichê e no momento estou fugindo de livros assim...
Oi Gustavo,
ResponderExcluirEste livro eu acabei de ler. Ele foi a leitura coletiva de um grupo que participo. Em dezembro a temática era livro que se passe no natal. Apesar de ter gostado muito do final, o livro em si eu achei um pouco lento. Mas o final realmente é bem fofo.
Beijos
Ou Gustavo,
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler esse livro desde o dia que vi a capa dele. Acho linda, romântica e mágica! Uma amiga minha leu e gostou assim como você. Com certeza não vou esperar até o próximo Natal para ler esse romance que deve ser bem fofo.
Abraços,
André | Garotos Perdidos
Que capa linda! Olha, lendo sua opinião sobre este livro eu fiquei bem curiosa para ler só pelas emoções que vc falou que o livro desperta. Imagino que seja um livro bem diferente dos romances clichês né?
ResponderExcluirÉ um ótimo livro de romance. Eles se apaixonam imediatamente, eu amo esse tipo de história, eu ainda não conhecia o livro. Eu não sei se você concorda comigo dezembro e um mês muito romântico, eu amei a revisão.
ResponderExcluirParece uma leitura boa, eu ainda não conhecia! Anotei a dica já!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar desse livro e apesar de acreditar em amor à primeira vista e me encantar com tramas que abordam tal questão, não creio que iria gostar desse triângulo amoroso, mesmo que inevitável, já que os personagens jamais poderiam imaginar que a vida daria tal volta.
ResponderExcluirOi Gustavo! Nossa, eu tenho visto falarem MUITO desse livro. Acho que quase todos, se não todos, os blos e igs que acompanho, já elogiaram o livro. E eu só vou ficando mais ansiosa para ler. Eu adoro o mês de dezembro, o clima do Natal e, juro, até essa capa me aquece o coração. Quero mt ler. Até pq achei a premissa muito legal e gostaria de ver o que eles irão fazer ao se reencontrarem, tendo uma terceira pessoa, que os dois gostam, entre eles. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Olá! Eu não sou muito de ler romances, mas acho que uma história fofa de vez em quando não faz mal, ainda mais com o Natal de pano de fundo. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirTenho visto muitas pessoas falando sobre este livro e estou mega ansiosa para conhecer a obra. Ainda não conhecia muito sobre o livro, mas agora deu para ver que se trata de uma boa leitura e agora mais do que nunca quero lê-lo.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirNós recebemos esse livro do Grupo Editorial Record, a minha namorada leu, resenhou e adorou. A capa é bem bonita e desperta a curiosidade do leitor. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
Abraço!
Essa foi uma leitura muito gostosinha que eu amei realizar! Os personagens realmente são muito fofos e fiquei chocada com quanto tempo passou nessa história toda, doidera né? O final foi emocionante demais.
ResponderExcluirNossa que livro mais fofo. Simplesmente amo livros assim. Fiquei bem curiosa para saber como vai se desenrolar a história desses 3. E saber se o casal vai ou não ficar juntos.
ResponderExcluirCurti muito a capa dele. Achei muito fofinho.
Adorei a sua resenha. Beijos
Eu não costumo gostar de tramas como essas, histórias de casais que demoram anos para ficar juntos, encontros e desencontros a exaustão e por ai vai. Mas por incrível que pareça essa me cativou, gostei dos personagens, me solidarizei com seus dramas e no final das contas achei tudo muito crível.
ResponderExcluirAbraços!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu estou com esse livro aqui para ler, mas ainda não comecei e ler sua resenha me deixou animada para pegar meu exemplar o quanto antes para ler. Bom, parece um enredo maravilhoso e muito bem construído mesmo, gostei de saber que há sempre uma surpresa pro leitor e que os personagens são cativantes.
Beijos :*