Resenha do livro "Anne de Green Gables"







Título Original: Anne of Green Gables
Autora: L. M. Montgomery
Ano: 2020
Editora: Coerência
Páginas: 322
Onde comprar:
Amazon, Coerência

* Livro gentilmente cedido pela editora.
 

     Anne de Green Gables é uma história infanto juvenil que está conquistando leitores de todas as idades coma ingenuidade e doçura de uma menina que enxerga a vida como um conto de fadas. A trama é antiga, escrita pela autora L. M. Montgomery em 1908, mas que atravessou os tempos fazendo tanto sucesso que ganhou uma adaptação pela Netflix, intitulada “Anne with e” e tendo a atriz canadense Amybeth McNulty no papel da protagonista.

     O livro conta a história de Anne Shirley, uma órfã adotada acidentalmente por um casal de irmãos que desejava um garoto para ajuda-los nos afazeres da fazenda e Green Gables, o qual ficam atordoados ao verem que enviaram uma garota. Mas o carisma contagiante dessa garotinha os conquistaram e eles decidiram ficar com ela. A partir daí uma emocionante aventura surge nessa trama.



 
      O mais tocante é a simplicidade e inteligência que a personagem principal possui, a forma em que ela se comunica e de como ela pensa das situações da vida. E como essa menina fala. Há momentos em que a página é praticamente de diálogos dela, chega a dar falta de ar na gente. Eu me diverti muito.


“Oh, é delicioso ter ambições. Estou tão feliz por ter tantas. E nunca parece haver um fim para elas, por isso é o melhor de tudo. Assim que você conquista uma ambição, vê outra brilhando em um lugar ainda mais alto. Isso torna avida tão interessante...”

 
     E como Anne é exagerada. Ela faz o maior drama para que tenham piedade dela, quando apronta. Ela filosofa demais durante algum problema que chega a ficar engraçada a situação e não é que a danada convence as pessoas! Até conseguiu tirar o mau humor de uma senhora, o qual era muito carrancuda. Quando menos se espera, ela conquista toda a região de Green Gables.


 

     Narrada em terceira pessoa, o livro possui um enredo que prende o leitor na história de forma que não se deseja largar, além de notar explicitamente um amadurecimento da personagem no decorrer da mesma. Anne fica mais responsável, fala menos, assim como imagina menos também. Seus dotes acadêmicos, a transformou em uma aluna brilhante e com destaque entre seus amigos e professores, fazendo com que ela colhesse muitos frutos.


“Não é certo concluir algo sobre alguém levando em consideração apenas sua aparência, o que você pode ver por fora”.


     Só que nada é um mar de rosas na vida. Momentos difíceis aconteceram na narrativa, fazendo com que Anne tomasse decisões muito difíceis, mas que foram precisas. Conforme a história vai chegando ao final, o sentimento brota de uma forma tão grande, que leva o leitor a catarse. Quem se emociona fácil, prepare o lenço. E o livro em si é muito bonito. Além da belíssima capa, possui uma diagramação maravilhosa e uma fonte bem confortável de ler.




     Portanto, se está curioso em ler essa obra, não perca tempo. É uma história antiga, mas com uma adaptação da escrita, sem palavras difíceis ou da época em que foi criada. Só digo que vale muito a pena e recomendo demais. A tradução foi de Giovanna Vaccaro e Lucas Fernandes.



Sobre a autora


Lucy Maud Montgomery, OBE (30 de novembro de 1874 – 24 de abril de 1942), "Maud" para a família e amigos, foi uma escritora canadense, mais conhecida como L.M. Montgomery, autora de uma série de romances que teve início com Anne of Green Gables”, publicado em 1908.

Após sua publicação, “Anne of Green Gables” teve sucesso imediato. A personagem principal, Anne, uma garota órfã, tornou Montgomery famosa na época, dando-lhe inclusive destaque internacional. 

Esse primeiro romance foi seguido por uma sequência de outros, em que a personagem Anne era a protagonista, e tais romances serviram de base para a aclamada série canadense de 2017, da CBC, “Anne of Green Gables” e também para vários filmes e programas, incluindo Road to Avonlea”, que foi apresentado no Canadá e Estados Unidos de 1990 a 1996.



@Gustavo Barberá – 04/05/2020.

12 comentários:

  1. Eu vi a série e achei encantora. O livro parece ser de uma beleza e sensibilidade enormes, sem dúvidas uma doce leitura que contagia muitos corações.

    ResponderExcluir
  2. Amigoooo! Eu estou simplesmente a-pai-xo-na-da por esse post, por essa parceria, por essa possibilidade literária! Sabe o quanto admiro Anne de Green Gables! Não vejo a hora de começar minha leitura! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que fotos maravilhosas!! Anne é uma das minhas séries favoritas e eu quero muito ler os livros! Acho que vou ler nessa edição.

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que eu tive contato com Anne foi através do filme, um musical maravilhoso. Era menina ainda e me apaixonei pelo jeito da personagem e a atriz era um encanto. Depois li o livro, já em idade escolar e amei mais ainda. Mas não o li em português ainda e fiquei um pouco incomodada com a atualização da linguagem. Sei que isso está na moda, estão querendo inclusive mexer em livros considerados clássicos. Isso me tira a paz porque palavras não são dificeis. Enfim... isso é um tema para um futuro post de Catarina.
    Bacio

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse livro e não li ainda, DELL to doida por ele.
    Assisti a série 4 vezes já e meio logo assisto de novo, Anne é peculiar, inteligente, e claro, ela faz um dramalhão maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro ler. Não conhecia o livro. Vou dar uma pesquisada. Quem sabe ele não se torna minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a edição de Anne da Martin Claret e acho uma das mais bonitas de todas já lançadas. Torcendo para a editora trazer logo os outros livros <3
    Quanto ao livro, achei legal que agora mesmo decidi entrar numa leitura conjunta dele para finalmente poder ler, e acabou que dei de cara com seu post. Só aumentou minha vontade de ler. Eu amo a série e fiquei bem triste quando ela foi cancelada!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, você sabe bem nos envolver com o livro, que parece ser maravilhoso. Ainda não o li e também não vi a série apesar dela está na lista. Quem sabe um dia eu o consiga ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu acompanho a série na Netflix e gosto muito. Estou doida para fazer a leitura também. Adorei a resenha.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  10. Que barato este enredo! Ainda não conhecia o livro, mas me interessei bastante! Quero muito conhecer de perto esta história!

    Vai ser rapidinho, porque quero vê a adaptação também! srsr
    Grata pela partilha!

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, essa edição ficou linda demais!!! Já quero!
    Desde que assisti a série da Netflix (uma pena que não continuarão com as história :S), estou DOIDA pra ler essa série literária. E parece que a adaptação ficou bem fiel. O jeito da Anne mesmo está assim mesmo como você o descreveu. E ela é singular. Amo demais essa personagem *-*
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero TANTO ler esse livro!
    Me divirto muito com a Anne na série, com o jeito dela intenso, sempre falando sem parar, eu amo. E pelo que li aqui, ela é assim no livro também, não é? Não vejo a hora de ler!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir