Resenha do livro "As esganadas"



Título Original: As esganadas
Autor: Jô Soares
Ano: 2011
Editora: Companhia das letras
Páginas: 262


Para quem gosta de doces e receitas portuguesas, leie “As esganadas” de Jô Soares, mas cuidado para não morrer de congestão. O livro se passa no fim dos anos 30, início do Estado Novo onde um rapaz com uma doença rara assassina mulheres gordas e bonitas para satisfazer seu instinto psicopata e extravasar sua ira por uma decepção causada em sua infância. Nele Jô Soares mistura ação, suspense, horror e sem dúvidas, muita comédia que em certos momentos se transforma em humor negro. 

         Livro muito bem escrito, Jô Soares é o mestre na narração e construção de enredo, pois como em alguns livros do mesmo gênero que já li, há escritores que ficam dando voltas no mesmo lugar e deixa a história cansativa e tediosa, já em “As esganadas”, sempre ocorrem fatos novos e surpresas para prender o leitor no contexto abordado e não querer parar de ler a obra. 


         A obesidade é retratada no livro a nível humorístico, não preconceituoso o que leva a boas risadas, sabendo-se no contexto que se encontra tal assunto, mas o escritor quis mostrar em certos momentos o clichê da aceitação do padrão feminino de beleza aceito pela sociedade como, por exemplo, lojas que não vendem roupa tamanho plus size e os apelidos de mau gosto dado a quem está acima do peso, não respeitando a identidade das pessoas. 

“Observem o olhar triste das moças gordas varrendo as vitrines da moda. Os figurinos são para as magras. Alguns vendedores ainda informam sem se alterar: - Aqui é só para pessoas normais, madame”.

         O que deixa claro o preconceito e a discriminação com os obesos e que esse padrão de beleza vem ao longo da história, assim como os rótulos que também acontecem, sem entender e respeitar o que se passa na vida das vítimas dessa maldita obsessão que é a compulsão em comer misturada com frustração, derrota e tristeza.

“Geralmente, acham que a gorda (odeio a palavra obesa) não tem força de vontade. Nem caráter. Nem vergonha na cara. A gorda é um pária; o excesso de peso, um divisor de águas. O próprio adjetivo é um palavrão. Ninguém se importa com o sofrimento ou coma humilhação da gorda. Acham que ela é gorda porque quer”.

         O cenário mais uma vez se passa na cidade do Rio de Janeiro. Digo mais uma vez porque li “O Xangô de Baker Street” e a história também se passa na cidade maravilhosa, o qual vários pontos turísticos são citados e alvos dos sequestros das esganadas que não resistem a uma vitrine de doces deliciosos e grátis para degustação.
 

         Os personagens foram feitos na medida para esse enredo de saciar qualquer um. Policiais estressados, mulheres neuróticas com seu peso, vendedores mercenários e um assassino que logo no começo, Jô Soares já revela quem é, e com isso prova-se que não precisa ficar escondendo a identidade do vilão de uma história até o fim, pois nos primeiros capítulos do livro ele já o identifica e mesmo assim a continuidade da história permanece com qualidade, sempre curiosa e com um final surpreendente.

         E você que é um(a) esganado(a) por uma boa história policial, com toques de suspense e humor, delicia-se com esse livro, mas seja prudente e não tenha os olhos maiores que o estômago, senão você irá se arrepender.


@Gustavo Barberá - 29/03/2018

 
 Menu

20 comentários:

  1. Oie, muito bom saber deste livro. Ainda mais quando se trata de um assunto que, apesar do avanço, ainda é um tabu... Beijo.
    Mirela Alícia - http://mirelaalicia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Jô Soares, soube abordar esse assunto muito bem.

      Excluir
  2. Gostei da dica, não sabia que o Jô tinha lançado outro livro, já li todos outros dele! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Jô Soares é um mestre. Não é o primeiro livro que leio a resenha e passa a informação que revelam o assassino no início , sinal que o enredo tem muito mais a oferecer do que um simples mistério ao estilo "Quem matou Odete Roitman "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, esse enredo é fascinante. Jô sabe o que faz.

      Excluir
  4. Oi, Gustavo,

    Eu sou uma gordinha... rsrsrsrs... e não sou muito "esganada" por romances policiais, apesar de não descartar a leitura de um e de outro. o Jô é realmente uma grande figura, nos dois sentidos (rsrsrs). Não li ainda esse livro dele, estou com a Biografia dele em casa, o primeiro volume, mas meu marido está lendo primeiro. Eu já anotei a dica do livro "As esganadas" e logo mais estarei me deliciando com mais da escrita de Jô. Muito boa e divertida a sua resenha!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele faz obra de arte com as palavras, escreve muito bem. Eu recomendo sempre suas obras para todos.

      Excluir
  5. E se falando de Jo Soares não era de se esperar algo tão criativo e até crítico...
    Vou procurar este livro...Grato pela dica .
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como eu não conhecia este livro? Quero muitooo!! Ainda mais por ser de suspense, humor e ainda escrito por Jô Soares <3
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Pedagogia Criativa | http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Jô, mas sempre vejo a galera falando mal do Xangô. Fiquei curioso com esse aí, especialmente por que o tema da obesidade muito me toca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o Xangô é ótimo. Uma história e tanto. Tem resenha aqui no site, dê uma olhadinha.

      Excluir
  8. Que legal o autor misturar humor, horror, suspense e comédia, tudo num só livro!
    Deve ser muito agradável de ler!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Desde que esse livro foi lançado despertou curiosidade em mim, até porque representou uma novidade. Eu pensei, "cara, Jô também é escritor". Depois disso vi outro lançamento, mas esse é o que mais me chama atenção,

    Abraço,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li todos os seus livros, mas pretendo. Ele escreve super bem, tem o dom, ele nasceu para ser escritor.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Eu adoro o apresentador Jô Soares, agora o escritor... Ainda não posso dizer, pois ainda não li nenhuma das suas obras, embora morra de curiosidade.
    Beijos!
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e verá que ele é melhor escritor do que apresentador (não que não seja, ele é excelente nesse quesito tbm). Mas seus livros são magníficos.

      Excluir