Resenha do livro "Autópsia carioca - um ensaio sobre a apatia"

 

 




Título Original: Autópsia carioca – um ensaio sobre a apatia
Autor: Vinícius Canabarro
Ano: 2020
Editora: Hell books
Páginas: 102
Onde comprar:
Amazon

* Obra gentilmente cedida pelo autor

 

Sempre digo que escrever distopia não é para qualquer um, pois não é nada fácil criar um ambiente repleto de polêmicas e críticas. Em “Autópsia carioca”, o autor Vinícius Canabarro nos proporciona não só essas características, mas vai além e nos oferece uma história de qualidade e conteúdo.

 

     O livro nos conta a história de uma substância presente nas águas das praias do Rio de Janeiro, que estavam contaminando as pessoas e as levando a morte em poucas horas. Com o passar do tempo ela se tornou uma névoa que invadiu a areia, tornando-as impossíveis de frequentá-las. Com isso, toda uma política de interesses e segregação social começam a surgir, isolando todo o estado do restante do Brasil, com suas próprias regras, o que leva a população em um estado de miséria extrema.

 

 

     A história é um relato próximo ao que estamos passando com o surto de Covid-19, onde os menos favorecidos são os que mais sofrem, junto com governantes que estão enriquecendo cada vez mais em prol de uma população alienada pelos seus ideais, acreditando que eles estão fazendo as coisas para o bem da nação.

 

     O autor realizou uma obra sensacional e coerente, que é dividida em três partes: exame externo, crânio, tórax e abdômen e causa mortis. É uma leitura intensa e fluída, que te prende, pois aguça demais a curiosidade, nos fazendo refletir das consequências dessa Pandemia atual, vivida por nós.

 

“Pelas expressões confusas, já obtive o veredicto: somos culpados por nossa própria desgraça. Indo além, somos culpados de um crime ainda maior: permitimos que a nossa desgraça seja também a sua”.

 

     Narrada em primeira pessoa, a história possui um enredo muito bem construído, triste, mas realista. Um fato que chamou demais minha atenção, foi a fome. Aqui temos a relação catástrofe x fome x tensão social, onde já se pode ver atualmente nos telejornais, nos agoniando.

 

 

     Portanto, não deixem de ler essa incrível obra e reflita se está fazendo sua parte para termos um futuro melhor, onde as leis são executadas em prol dos próprios governantes e as classes sociais são destruídas vagarosamente. É uma obra que recomendo demais.

 

 

 

 

Sobre o autor

 

Vinícius Canabarro é músico, amante de literatura e aficionado por tudo que diz respeito à ficção científica e distopia. Escreve desde cedo, mas começou a publicar seus textos durante a pandemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

@Gustavo Barberá – 05/05/2021.

 

Menu

 

0 comentários:

Postar um comentário