Resenha do livro Caraval









Título Original: Caraval
Autor: Stephanie Garber
Ano: 2017
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon, Novo Conceito

Fazia tempo que desejava ler algo diferente, uma história com aventura e emoção, daquelas que não vemos o tempo passar e “Caraval” foi esse livro. Surpreendente, agitado e perspicaz, a obra não deixa você ficar na sua zona de conforto, pois ela praticamente te chama para participar da história, junto aos personagens.

          O livro conta a história de Scarlett e Donabella Dragna, irmãs que sofrem nas mãos de seu pai que é Governador da ilha de Trisda em que vivem. Cansadas dessa vida que possuem, Scarlett escreve cartas para Lenda – o organizador do Caraval – um jogo que acontece todo ano em outra ilha um pouco longe de onde as irmãs moram. Até que certo dia, elas recebem um convite de Lenda para participar do evento e fogem para lá. A partir daí muitas surpresas, perigos, decepções e desafios acontecerão.
 



          É uma obra que mistura fantasia, magia e muita ação. A correria dos personagens, a astúcia e inteligência para decifras os enigma, faz com que a história fiquei dinâmica o tempo todo, e me assustava quando menos esperava com surpresas que a mesma trazia de supetão.



“Às vezes sentia que toda a Trisda estivesse sob uma cúpula, uma enorme peça de vidro que prendia a todos em seu interior, enquanto o pai os olhava do alto, movendo – e removendo – as pessoas que não estivessem nos devidos lugares”.



          Narrada em terceira pessoa, o livro traz um enredo que irá te prender do início ao fim, pois em nenhum momento a história se torna arrastada, nem monótona, mas precisamos de ler com muita atenção, pois fatos que aconteceram anteriormente são citados mais para frente na narrativa e vemos como a escritora soube montar uma narrativa inteligente e bem feita.
 
 
 

          No decorrer da história, muitos personagens secundários vão surgindo, outro fato que precisamos ficar atentos, pois a maioria são peças fundamentais da história, assim como os protagonistas. São de personalidades fortes, determinados e astutos. Trabalham muito bem no decorrer da narrativa.


“Havia simplesmente algo selvagem em Julian que não poderia ser domado pelos trajes de Lenda. A superfície angulosa do rosto, a expressão astuta no olhar”.


          Gostei demais também do cenário descrito do decorrer da história, ele parecia ter vida própria, me impressionando, com aquele ar sinistro e agoniante. O mesmo falo do tempo psicológico que se uniu ao tempo cronológico e juntos passaram aquele ar de revanche, amor não correspondido e traição. Foi incrível ver essas características marcantes e bem presentes aqui. E a narrativa se fecha com um final que me deixou sem fôlego. Quantas revelações surpreendentes.
 
 
 
 
 
          E quem ainda não leu “Caraval”, não sabe o que está perdendo, uma história reveladora, agoniante, mas ao mesmo tempo curiosa. E não para por aí. Ela continua em seu segundo volume da trilogia, chamada “Lendário”, portanto não fique esperando aí e inicie a leitura o mais rápido possível. A tradução foi de Camila Fernandes.


@Gustavo Barberá – 12/09/2019.
 

16 comentários:

  1. Adorei a leitura desse e quero ver se este mês consigo ler a continuação.
    Realmente é uma história diferente e cheia de vida, o livro convida o leitor a participar e os personagens são muito bem desenvolvidos. Amei!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cara que leitura mais interessante. Jamais eu poderia falar olhando a capa que teria uma história assim. Ver você falar dela com tanta empolgação me deixou bem interessada Ainda mais sabendo dos gêneros que alcança como: fantasia, magia e ação. Eu tenho um certo receio quando o livro tem muitos personagens, já aconteceu de me perder um pouco e me confundir com alguns rssss.

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pela resenha. Faz tempo que esse livro está na minha listinha de desejados.Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei o livro :) a historia é cheia de tramas, intrigas, mentiras, ilusões.. Achei bem interessante a historia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gustavo,

    Li esse ano Caraval e sua sequência, Lendário, e simplesmente amei os dois. Esse primeiro volume constrói muito bem a história, nos deixando vidrados na narrativa e querendo saber o que vai acontecer a cada cena. Ler sua resenha deu uma vontade imensa de reler essa história que amo tanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, vi sua postagem no Instagram e fiquei de boca aberta com sua resenha! Parabéns! Eu também tenho muita vontade de ler esse livro de tantas críticas positivas, juro! Já leu a continuidade??? Se sim, traz por favor a resenha logo, amigo! No aguardo aqui! Abraços!!!


    ResponderExcluir
  7. Eu tenho que ler esse livro urgentemente! Já fiquei com o coração na mão e super curiosa para conhecer a história dessas irmãs que sofrem na mão do pai governador. Adoro histórias que tenham esse misto de fantasia, mágia e ação. Gostei muito de ler tudo o que contou aqui sobre o enredo desse livro incrível, pois despertou muito o meu interesse. Eu estava precisando encontrar um livro como este para começar a ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Esse é um livro que eu tenho muita vontade de realizar a leitura. Essa trama cheia de ação, aventura e jogos lembra-me um filme que eu assisti e gostei bastante, foi o motivo principal para eu gostar do que nos é apresentado nesse enredo.
    O fator da leitura prender o leitor é mais chamativo ainda!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Primeiramente, parabéns pelas fotos! Adorei saber que se trata de um livro que nos tira da zona de conforto, adoro quando o autor nos faz participar da história. Amei a parte em que você conta sobre os dramas, uma pena que se trata de fantasia, gênero que eu realmente não curto ler muito. Interessante saber que se trata de uma trilogia, eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro em versão digital, mas ainda não li. Comprei porque vi uma resenha em um blog e achei muito legal, além de ter a capa muito bonita. A sua resenha é a mais completa que eu vi até agora por ter essa imagem do interior do livro. As outras resenhas que eu li não tinham.

    Acho que quando a edição do livro é bonita, a diagramação, etc, é interessante colocar. Ainda mais que isso também pode afetar o interesse em adquirir física.

    Parabéns pelo post! Abraços


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Que enredo interessante. A temática não é minha favorita, mas sem dúvida tem uma história super interessante. Tenho acompanhado as resenhas, e o livro parece fazer bastante sucesso, quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Essa já é a segunda postagem que leio sobre resenha desse livro e eu já tinha me interessado pela primeira vez. Agora ainda mais!
    A premissa é bastante interessante e parece que prende bem. Eu vou procurá-lo por aqui!

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii,

    Eu não conhecia a obra, mas achei a capa maravilhosa!!! Gosto bastante de histórias que misturam magia e aventura, da sempre um gostinho de emoção e descoberta. Já anotei a dica.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Gustavo, quero ler esse livro a tanto tempo que eu nem sei mais, viu, mas sua resenha está impecavel, as fotos então nem se fala, quero ler logooo

    ResponderExcluir
  15. Olá Gustavo,

    Que legal a sua resenha, parabéns. Já tinha lido muitas resenhas negativas desse livro, mas fiquei bem interessada quanto ao seu ponto de vista e estou pensando em adicionar as minhas próximas leituras, sem contar que o livro é lindo demais S2!!! Vamos lá que sair da zona de conforto é tudo nessa vida

    Beijos e parabéns pela resenha tá?
    Âncora Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gustavo!
    Adorei a tua resenha, muito bem escrita. Parabéns!
    Ainda não tive a oportunidade de conferir esse livro, mas ele já está na minha lista de desejados. Faz tempo que não leio um livro que não seja de romance, acredito que esse seja uma boa pedida pra mudar de ares.

    Abraços.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir