Resenha do livro "Dentes de dragão"




Título Original: Dragon teeth
Autor: Michael Crichton
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Se você estiver pensando em dinossauros correndo atrás de pessoas, destruindo tudo o que vê pela frente em um parque temático da era Jurássica, pode ir deletando essa ideia de sua imaginação, pois em “Dentes de dragão”, Michael Crichton mostra uma história repleta de fósseis, índios e um velho oeste de uma forma jamais abordada como antes. Ele possui uma capa belíssima para os amantes de dinossauros (assim como eu), o título vem em alto-relevo e a diagramação é bem confortável, sem cansar a leitura.


 


           O livro conta a história de Willian Johnson, um estudante universitário de Yale que se junta à uma expedição de paleontologia com o paranóico professor Othniel Marsh, rumo ao velho oeste, durante a era da caça a fósseis, após fazer uma aposta com outro aluno da universidade. Junto a eles está também o professor Edwin Cope, arquirrival de Marsh, e com o mesmo objetivo, ambos iniciam uma árdua atividade de saquear territórios do velho oeste para descobrir esses tão preciosos ossos e assim inicia-se também um jogo de enganação e sabotagem. Nesse meio tempo aparecem vários obstáculos e desafios, entre eles, ataques de índios, mandas de búfalos, ladrões de cargas nas estradas poeirentas do Colorado e duelos entre atiradores, assim como acontece nos filmes de Bang Bang.


Aterrorizada com os relâmpagos, a manda havia estourado na planície, e agora os búfalos corriam na direção do grupo numa massa compacta de músculos e chifres, desviando do rochedo por ambos os flancos, jogando lama para todos os lados”.


         Para quem gosta de evolução, assuntos relacionados a Charles Darwin, geologia, biologia sistemática e geografia física, esse livro é um prato cheio, pois aparecem constantemente no desenrolar da história, deixando a mesma bem interessante com fatos históricos e científicos. Os capítulos desse livro são bem curtos, deixando a leitura rápida e não cansando o leitor. Mas o principal, o livro possui: enredo. Ele tem história, independente dos temas colocados. Há um desenvolvimento aventureiro e de ficção, não se trata de um livro técnico. Então, podem ler sem preocupação de não entender, pois a linguagem dele é para o público em geral. Ah e tem dinossauros sim, só que.... apenas seus fósseis, mas através de suas análises descobriram uma nova espécie durante uma determinada expedição, o que originou o nome do livro. Quem quiser saber com foi, só lendo a obra, mas garanto que o momento foi incrível!!!

“ – São dentes! – repetiu o professor. – Dentes de dinossauro"!
 
         O livro se divide em três partes I- A expedição para o Oeste; II- O mundo perdido (nem precisa lembrar o que nos fazem lembrar, não? Mas, é algo correlato com o que já lemos e assistimos) e III- Dentes de dragão. Em cada parte a história se desenvolve de forma independente, mas ao fim ambas de entrelaçam se tornando uma só.



 
         O que não me agradou muito no livro foi o momento em que Willian Johson chega a Deadwood. Depois disso, parece que o livro para no tempo e toma outro rumo, como que ele ficasse somente nesse local, virou uma rotina que fez fugir um pouco do contexto do livro, mas depois tudo volta aos eixos.
 
         E quando estava finalizando o livro, veio a bomba. Há registros contando a história de como o livro foi feito, as pesquisas realizadas e o mais fantástico de tudo foi de saber que alguns desses personagens realmente existiram, ou seja, o livro é baseado em fatos reais – o que eu adoro. E quais foram os destinos deles. Está curioso(a)? Então corra e leia “Dentes de dragão” para descobrir e se surpreender com o que foi dito e muito mais. 



 
         O livro será transformado em minissérie pelo Canal Geographic em parceria com a Amblin Television e a Sony Pictures. A tradução foi de Marcelo Mendes.


@Gustavo Barberá – 14/06/2018

23 comentários:

  1. Que legal esse livro! Eu adoro dinossauros e gostei muito.
    E o que mais chamou minha atenção foi por ser baseado em fatos reais.
    Capa linda e vai para minha lista.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fato de ser baseado em fatos reais também me pegou de surpresa, pois gosto muito de livros assim. Leie sim, pois a história é incrível...

      Excluir
  2. Sou apaixonada por dinossauros e não sabia que existia um livro sobre o tema. Tô chocada, confesso. Já coloquei na minha lista de próximas leituras, preciso saber como foi a expedição de Willian.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, ele tem é escritor dos livros "Jurassic Park" e "O mundo perdido". Vale muito a pena. Recomendo.

      Excluir
  3. Que bacana! Achei a ideia o máximo... Os dinossauros sempre nos causaram e causarão curiosidades. A paleontologia é uma área interessantíssima da história... Achei o máximo o autor ter criado um personagem assim... Modo de difusão, inclusive! Eu curto a teoria da evolução... Deve mesmo ser um prato cheio para mim.

    ResponderExcluir
  4. Wooow amei, não conhecia esse livro vou ver se compro pra mim e meu irmai 🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  5. Que tema interessante! Os dinossauros fascinam e impactam a humanidade há séculos e obras que se debruçam nesta premissa sempre chamam a atenção (eu adoro). Também me pegou de surpresa ser baseado em fatos reais, acho que deve dar um sabor especial ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os dinossauros sempre estão conquistando as gerações, portanto sempre haverá histórias com eles e novos livros surgindo.

      Excluir
  6. Muito bom, curto esse universo dino, Dentes de Dragão é uma excelente escolha para quem nunca leu nada de Michael Crichton e gostaria de saber por onde começar. Lembrando que o autor possui em seu currículo grandes livros que viraram filmes e séries, como O Enigma de Andrômeda, Westworld (filme de 1973), Jurassic Park, Congo, Timeline, O Homem Terminal, Twister, entre tantos outros. Infelizmente ele faleceu em 2008 aos 66 anos vitima de câncer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, comece com os seguintes livros: 1- "Jurassic Park" 2- "O mundo perdido" e em 3- "Dentes de dragão". Esses são básicos para conhecer o estilo de escrita de Crichton. "O enigma de Andrômeda" é um pouco cansativo.

      Excluir
  7. Quer história mais louca e apaixonante??? hahaha Contexto realistico com uma mistura de imaginário... Amei!! <3

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro interessante me fascina esse mundo dos dinossauros fico pensando como era cada um deles mais chega dar medo imaginar o tamanho de cada um rsrs vou procurar esse livro quero ler também :)https://www.katisouza.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu amo os Dinossauros e tudo que trás uma história real por trás. Acho muito legal os livros que trazem isso. Sem contar que assuntos e livros sobre evolução e ciência,são um "must have" para mim.
    https://inglescomjames.com

    ResponderExcluir
  10. Olá..
    De todos blogs que JÁ conferi ainda não encontrei um que abordasse uma história sobre algo que sabe-se muito pouco que são os dinossauros.
    Parabéns pelo tema e com certeza eu leria sim.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro essa premissa, eles sempre me conquistaram!!!

      Excluir
  11. Oi Gustavo, tudo bem?

    Ainda não conhecia a obra, então adorei conhecê-la aos seus olhos, pois realmente parece ser muito boa. O assunto não é daqueles que me agrada plenamente, mas adoro ler fatos históricos, principalmente se eles estiverem resguardados com um fundo de verdade. Muito bacana trazer ao final a explicação de como foi feito o livro. Gostei da dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te recomendo a obra e garanto que ela irá te prender na leitura, tem muita aventura e surpresas acontecendo a todo momento.

      Excluir