Resenha do livro "Ecoar de um passado"







Título Original: Ecoar de um passado
Autor: Wender Randolfo
Ano: 2020
Editora: Plus / Coerência
Páginas: 168
Onde comprar:
Amazon, Coerência

* Obra gentilmente cedida pela editora.

     Nunca parei para pensar como seria o fim da humanidade, caso alguma catástrofe acontecesse em nosso planeta, independente se fosse algo movido pela natureza ou pelo homem. Agora qual seria a reação se ao acordar, e tudo ao seu redor já estivesse mudado em um piscar de olhos? É o que “Ecoar de um passado”, nos traz em uma trama futurista, com muito suspense e mistério.

     A história se passa na cidade de Marovince, onde a fotógrafa Spencer Vince foi viajar, junto de sua família e não resistindo ao cansaço, ela adormece no carro e de repente, acorda em meio a um acidente que leva sua família. Só que, a partir daí ela percebe que o local em que está não é o mesmo, tudo está mudado e as pessoas se comportam como zumbis por causa de algo misterioso que as contaminam.


 

     Para os fãs de ficção científica, esse livro irá te prender do início ao fim, pois me senti em uma mistura de “The walking dead” e “Além da imaginação”. A forma em que o autor criou a trama está incrível, nos deixando sempre curiosos e presos na história que a cada momento possui uma nova surpresa nos aguardando.


”Todo tem a certeza do fim, mas não sabem em qual esquina ou em qual horário ele estará esperando”.


     O impressionante é o fato de podermos associar a ficção aqui apresentada com a realidade, onde, as cenas aqui apresentadas poderem acontecer, mesmo parecendo ser exagero, mas para quem acredita em Darwin, as transformações acontecidas aqui, se encaixam perfeitamente na seleção natural. Mas, se você não acredita nas teorias desse cientista, não se preocupe, pois ele não é abordado na história, podem ler tranquilamente que isso foi uma comparação minha, a história é completamente ficcional.


 

     Narrada em terceira pessoa, o livro apresenta um enredo muito bem construído, com capítulos curtos que ajudam na leitura e com momentos bombásticos que irão dar uns bons sustos no leitor. Gostei demais da forma sombria em que o escritor descreve algumas cenas, que faz com que ficamos aflitos e desesperados para sabermos como acontecerá tal desfecho daquele determinado conflito.


“Nós somos o câncer desse planeta, a grande ameaça”.


     É uma obra que nos cria um clima futurista, mas ao mesmo tempo nos faz pensar até onde a ciência é capaz de ir para obter êxito em suas pesquisas, deixando quem está nesse meio ir a loucura e chegar ao ponto de um genocídio por ambição e questões particulares. Já a obra em si, é muito bonita, com uma diagramação perfeita e ilustrações belíssimas que nos ajudam a imaginar a história, além de uma lista de músicas no final que integram como trilha sonora em determinadas cenas, as quais são citadas. Esse livro está sensacional!!!


 

     Portanto, o que tenho a dizer é que leiam “Ecoar de um passado” e sinta na pele as emoções e aflições de viverem em um planeta Terra em estado vegetativo, onde sua vida corre perigo o tempo todo e pedir socorro de nada adiantará. Recomendo demais.



Sobre o autor
 

Wender Randolfo nasceu em 1996 em Minas Gerais. Formado em Enfermagem com pós-graduação em UTI, atualmente se dedica exclusivamente à escrita. Ainda criança, tinha a imaginação fluida e escrevia rascunhos, mas um dia acordou decidido a colocar seus sonhos e também pesadelos no papel.
 
A fascinação por livros e filmes de mistério, distopia, ficção científica e suspense o levou à criação de seus próprios mundos, transformando seus sonhos em grandes histórias.



@Gustavo Barberá – 31/08/2020.

17 comentários:

  1. Olá!
    Como sempre uma resenha de dar gosto de ler. Eu ainda não conhecia o livro, mas achei muito interessante a temática. Obrigada pela dica.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  2. Gostei da indicação da obra.
    E claro a personagem acordar num acidente.. Gênero mais futurista nunca foi leitura que faço com frequencia, mas se tem uma boa história já quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da proposta desse livro, apesar de ser um tema nada propício para o momento que vivemos, no entanto, adoraria ler, até porque gosto muito do pano de fundo e teoria - fim do mundo, sabe me informar se o livro é vendido na Amazon?

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo!
    Adorei o título e pelo que li o enredo é sensacional, adoro The walking dead, é uma série que me prende muito kkk, então vou adorar ler esse livro. Obrigado pela dica, e minha curiosidade sobre esse trama me empolgou, vou procurar, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Não conhecia a obra nem o autor, mas como ando numa vibe de ler mais ficção científica eu adorei a dica. É uma história que realmente me lembra TWD, mas com uma pegada muito mais voltada pra área da ciência. Eu gostei bastante. Além disso eu amei a capa e o trabalho gráfico da editora, estão de parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gustavo!
    Eu não conhecia nem o autor nem o livro, mas só pela capa, já fiquei interessada.
    Sempre gostei muito de histórias pós-apocalípticas, mas por bastante tempo fui receosa com tramas sobre zumbis, até uns dois anos atrás eu ler um livro nacional sobre e me apaixonar. Depois conheci The Last of Us, os dois, mas especialmente o segundo e foi amor sem volta. Portanto, fiquei bem interessada nesse. Já coloquei na minha lista.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-casa-das-orquideas-um-role-pelo.html

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Me lembrei de The Walking Dead, amo esse estilo de leitura.
    Mais uma vez não conhecia o autor nem a obra, mas esse com toda certeza irá pra minha lista de livros pra ler ainda esse ano.
    Parabéns pela resenha.

    Oi. :)
    Queria gostar de mangá, mas já tentei ler e não curti muito.
    Adorei o enredo desse, acho super interessante essa coisa de pós apocalptico.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu nao sou muito fã do genero então acabei nao me interessando muito pela leitura, mas pela sua resenha dá pra notar como a obra parece ser sensacional, muito bacana mesmo, espero que o autor faça muito sucesso com sua narrativa!

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    As vezes eu acho que a gente já está vivendo nesses universos futuristas onde tudo dá ruim heheheh. Não conhecia a obra pois, não é o estilo que costumo ler, mas fiquei curiosa em saber sobre esse suspense criado na obra, achei muito interessante. Capítulos curtos também me chamam atenção! Gostei da resenha e das fotos, anotei a dica

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa, é uma pergunta bem pertinente que o livro faz hein?! Gosto bastante de enredos futuristas, apesar de que como a sociedade atual está nesse momento, já supera tudo que pude imaginar desse mundo, rindo de nervoso. Não conhecia a obra, porém pelo que trouxe, acho que iria curtir demais a leitura. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Confesso que é difícil imaginar todas as situações narradas. Gosto muito de enredos assim e, principalmente, dessa conexão que fazemos entre a ficção e a realidade. Pela sua resenha, com certeza é aquela obra que vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Não sou munto fã de ficção cientifica, mas as vezes eu me aventuro.
    Achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa.
    Acho que vou dar uma chance para esse também.
    Obrigado pela dica!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Nossa faz tempo que não leio ficção científica mas fiquei bem curiosa com esse enredo. Só de imaginar o fim do mundo já sinto um frio na barriga. Esse momento que estamos vivendo agora já transformou as pessoas, quem dirá num cenário em que nossas vidas correm perigo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito chegada em ficção científica, aí ainda não conhecia esse. O enredo é bem instigante, mas não sei se é o estilo de leitura que funcionaria para mim. Acho que essa pegada meio The Walking Dead me deixou com o pé atrás haha. Mas para quem curte o gênero parece ser uma ótima leitura e fico feliz que você gostou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou uma leitora assídua do gênero, mas os seus elogios me deixaram curiosa pra conferir a obra. Espero poder conhecer em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não cobheciabesse livro e nossa qie história bem construída, fiquei mega curiosa para saber mais detalhes dessa catástrofe. Tem tempo que não pego uma leitura envolvente. Dica anotada

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Gustavo!!!
    Não conhecia o livro e bem não minto que não é um gênero que me atraia, porque nem The Walking Dead é uma série que me atraia mas de verdade quem gosta tenho certeza que vai curti bastante.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir