Resenha do livro "A era do abismo - o torneio dos campeões"








Título Original: A era do abismo – o torneio dos campeões
Autor: Bernardo Stamato
Ano: 2018
Editora: Pendragon
Páginas: 364
Onde comprar:
Amazon, Pendragon

*Obra gentilmente cedida pelo autor.


     Fugindo um pouco da realidade e entrando em um mundo de magia, monstros e gladiadores, o escritor Bernardo Stamato nos traz “A era do abismo – o torneio dos campeões”, uma fantasia medieval que logo de início irá prender a atenção do leitor, fazendo-o interagir e participar das aventuras e duelos aqui presentes.

     A história se passa com vários personagens que se encontram ao acaso, cada um com seu propósito e, juntos, enfrentarão orcs, magos insanos, seres das trevas, minotauros, entre outros seres fantásticos. E muitos estão indo até a cidade de Tália para participarem do Torneio na Arena de Vesúvio.


 

     Esse é um livro onde não se consegue parar de ler, a cada capítulo um novo desafio aparece, uma nova surpresa está nos esperando. Geralmente as obras de fantasias possui algum momento ou boa parte dele de leitura arrastada e cansativa, mas aqui, esse problema não existe. A história é dinâmica em toda sua extensão e com a presença de cenas sobrenaturais, aguçando nossa curiosidade para querer saber o que está por vir.


“Não podemos escolher o mundo em que vivemos. Mas podemos escolher quem somos nele”.


     O autor se preocupou em nos passar tudo nos mínimos detalhes, então há muita descrição nas cenas, mas fique tranquilo, pois a forma como ele abordou não torna a trama cansativa, como já disse, além de aprendermos um vocabulário rico, presente em histórias de fantasias e sobre armas e armaduras medieval.


 

     Narrada em primeira pessoa, onde cada capítulo um dos personagens é o narrador e com um enredo muito bem construído, de forma aventureira e mágica, mesmo sendo uma fantasia medieval, ela aborda os valores e princípios implícitos nas pessoas e também a corrupção e atrocidades que algumas possuem e fazem de tudo para prejudicar seu próximo.


“Realmente, não é a raça que define um monstro ou uma pessoa”.


     A obra em si possui uma diagramação belíssima, o mesmo posso dizer da capa, folha de guarda e contracapa, além de possuir um mapa onde possui os locais que a história vai passando.  Há também um códex no fim do livro com informações sobre a obra, além de uma linha do tempo.


 

    Eu só digo que fiquei extasiado com essa história e digo para você que leia, pois se gosta de uma boa história de fantasia medieval, não tem ideia do que está perdendo, pois, além de ter um final digno de aplausos, ainda fica aquela vontade de saber mais, o que já está disponível no volume 2, intitulada “As crônicas do Éden”, simplesmente imperdível!!!



Sobre o autor


Autor de A Era do Abismo, Bernardo Stamato participou do concurso cultural “Eu, Criatura”, ficando em primeiro lugar. Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário e instagrammer do “Mochileiros do Multiverso”, com mais de 15 mil seguidores. 

Os leitores também podem desbravar mais fábulas d’A Era do Abismo através de contos gratuitos no Wattpad.






@Gustavo Barberá – 07/09/2020

11 comentários:

  1. Olá, eu não curto muito esse estilo literário, mas o capricho da edição está demais. Amei as fotos. Miro lindo tudo!
    A história é interessante, mas dessa vez vou passar a dica.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia essa obra, mas gostei da premissa dela. É tão bom quando o autor aborda uma riqueza de detalhes nos livros, mas que deixa a leitura ainda fluída e conquista.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o título do livro e a edição parece incrível. Fiquei com vontade de ver mais por dentro. Achei interessante ter um narrador para cada capítulo. Seriam contos com ganchos para o capítulo seguinte ou os capítulos são independentes? Fiquei curiosa. rs

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Que livro lindo! Não conhecia a obra e confesso que saber que é um livro descritivo me deixou com o pé atras, pq sempre acho que descrição demais cansa, mas que bom que foi na medida certa!
    Gostei da resenha!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo, acabei de ler uma duologia ótima, sua resenha me fez lembrar de algumas passagens dela se chama Promessas de amor A.G.Clark ( A Guerreira indomável e O cavaleiro da solidão) é uma mistura de religiões (cristãos, mulçumano, árabe e vikings) um romance histórico e medieval, muitas aventuras e muitas guerras.
    Fiquei interessada nesse livro, curiosa em saber como desenrola essa história, e saber como ocorre esses torneios em termos sobrenatural, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas me interessei, adoro enredos do tipo. Já faz um tempo que li um livro de fantasia ambientado na Era Medieval. Vou anotar sua dica!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Gente que edição mais incrível. Só de olhar já fiquei curiosa em conferir de pertinho. Acho bem legal livros que trazem mapas ou qualquer material gráfico que torne a experiência do leitor ainda mais inesquecível. Como não pensar naqueles filmes antigos da era medieval? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gustavo!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas ultimamente estou lendo bem pouco histórias de fantasia, com mundo criado e tudo o mais. O que venho preferindo ler no gênero é ele dentro do nosso mundo, mais próximo da realidade.
    Dessa vez, passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/09/resenha-o-milesimo-andar-livro-1.html

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha está tão empolgada que é impossível não anotar essa dica pra ler o mais rápido possível. Amei a parte grafica do livor, super valorizou ainda mais a obra.
    Beijps

    ResponderExcluir
  10. Olá Gustavo!!!
    Histórias medievais andam me atraindo bastante e ver essa edição com marcadores que trazem os personagens é mais maravilhoso ainda.
    Acho que livros com esse enredo nos instiga a querer conhecer mais do universo criado pelo autor e por isso acaba virando série.
    Adorei de verdade a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo, tudo bem?
    Mas que conjunto lindo é esse que mal vi e já quero PACAS?! Sem contar que a premissa do livro me atraiu bastante e para uma fã de fantasia, um universo rico e complexo é tudo o que eu quero para essa minha vida leitora!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir