Resenha do livro "Lições naturais"








Título Original: Lições naturais
Autor: Leverson Chaves
Ano: 2019
Editora: Coerência
Páginas: 88
Onde comprar:
Amazon, Coerência

*Obra gentilmente cedida pelo autor.

     Nada como a natureza para nos inspirar e deixarmos em harmonia. As plantas, o canto dos pássaros e tudo que ela nos proporciona é um elixir para o rejuvenescimento da alma. E foi através dela que Leverson Chaves se inspirou para escrever “Lições naturais”, uma obra que fará o leitor refletir demais.

     A obra é composta por uma coletânea de textos reflexivos, onde o autor levou em conta seu contato e experiência com a natureza e faz um paralelo com o mundo contemporâneo que vivemos atualmente.


 

     São textos criativos, com um linguajar poético e que conquista o leitor com seus trocadilhos e mensagens que nos passam. A cada texto lido, uma nova reflexão surge e ficamos pensando no que está implícito no que estamos lendo antes de passar para o próximo.


“De todas as verdades que não sabemos sobre nós mesmos, a maior delas é que somos rasos e cheio de pedras no fundo”.


     É um livro curto, mas de enorme importância e necessário que todos leiam para ver que estamos acabando com nosso lindo ecossistema que o planeta nos presenteou, além de vermos o caráter doentio do ser humano. Tudo tem seu preço e tudo o que se faz, volta para nós. 




     Gostei demais da forma como o autor articula as palavras, elas parecem conversar com quem as lê, querem nos aconselhar, nos fazer pensar e rever nossos conceitos. É incrível o conteúdo que essa obra possui.


“Às vezes eu temo conhecer as pessoas”.


     Devemos ter mais contato com a natureza e o que ela nos pode presentear, portanto não deixem de ler “Lições naturais” e sinta essa paz revigorante que senti durante essa leitura e tenha certeza que esse título se tornará um livro de cabeceira, onde todos os dias antes de dormir, desejará ler uma passagem para fechar bem o dia.



Sobre o autor


Leverson Chaves nasceu em 1974 na capixaba Bom Jesus do Norte. É fisioterapeuta, biólogo e mestre em Ecologia e Recursos Naturais. O contato com a roça na infância despertou desde cedo o seu desejo de observar, entender, estudar e aprender com a natureza. 

Como leitor, encontrou inspiração no tio poeta, em autores “naturais”, como Manoel de Barros, e em obras de grandes cientistas, como Carl Sagan e James Lovelock, os quais marcaram profundamente sua vida. Quando questionado sobre o motivo de estudar as ciências naturais, responde sempre que o homem que não conhece seu mundo não se entende. Lições Naturais é seu livro de estreia.


@Gustavo Barberá - 24/07/2020.

3 comentários:

  1. Olá!
    O autor parece ser um homem que ama viver ao ar livre e apaixonado pela natureza, por isso, fiquei com muita vontade de conhecer os textos que ele escreveu, tenho certeza que são inspiradores e emocionantes. Apesar de não ter livros dessa editora, a diagramação dessa edição parece ser bem flexível e fácil de ler.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, me parece ser um livro muito agradável e também bastante relevante, pois fala da importância da natureza e dos males que a própria humanidade causa ao nosso planeta. Realmente é uma obra que traz mensagens para nos fazer refletir. Parabéns ao autor pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa completamente apaixonada pela natureza, preciso estar sempre em contato para me sentir bem e em paz. Adorei a proposta do livro e já anotei aqui na minha lista. Acho essencial as pessoas buscarem essa reconexão com a natureza e, mas que isso, entenderem o quanto é importante para nossa sobrevivência preservá-la.

    ResponderExcluir