Resenha do livro "Numa floresta sombria"








Título Original: Numa floresta sombria
Autores: Vários
Ano: 2019
Editora: Coerência
Páginas: 210
Onde comprar: Coerência

*Obra gentilmente cedida pela editora.


            Numa floresta sombria é uma coletânea de contos, produzida no ABERST Ghost Story Challenge 2019, onde esses quinze escritores foram convidados a ficarem confinados em um sítio localizado em um local totalmente afastado da civilização, com o objetivo de naquela noite cada um escrever seu conto de terror. E deu certo. Surgiu essa impressionante obra que está com várias histórias de arrepiar.

          São escritores experientes, que usaram demais da sua criatividade e para não fugirem da proposta da obra, criaram seus contos tendo a floresta como cenário, o que achei formidável e sinistro, pois nela os eventos mais bizarros acontecem.






          A leitura se torna tão fluída e intensa, o que faz não querer parar, ao término de um conto, já engatamos no próximo, pois desejamos saber se ele será tão aterrorizante como o outro. As histórias são curtas, o que facilita a leitura, mas impactantes, o que deixa o leitor impressionado e imaginando de como seria tal situação se acontecesse na realidade.



 


          A narração varia entre primeira e terceira pessoa, dependendo do conto e possuem um enredo conciso e que mexem com o pensamento do leitor, mas o conquista, pois são narrativas que convidam o leitor para fazer parte da história.


“O som do mato mexendo o acompanhava enquanto corria. Pequenas esferas de luz passavam flutuando, próximas. Sem a lanterna, não havia mais direção certa para qual andar, Folhas, galhos e cipós atingiam a pele fragilizada, rasgando-a”.
 

           A obra é muito bonita, a capa, sua diagramação, as páginas são amareladas e a fonte bem tranquila de se ler, com ilustrações belíssimas e sempre que se inicia um conto, a primeira página do mesmo é toda trabalhada, já deixando os traços de impressionismo que terá a determinada história.




 

          E se você ainda não leu “Numa floresta sombria” e ficou curioso depois de ler o que foi apresentado logo acima, não perca mais tempo, corra e garanta seu exemplar, pois tenho certeza de que não se arrependerá e passará horas de agonia nessa floresta, onde muitas surpresas inesperadas podem acontecer.


 
@Gustavo Barberá – 15/01/2020.

Menu
 

14 comentários:

  1. Oie, eu sempre digo que livros de contos nos tiram de ressacas literárias, pois são fluidos, curtos com começo, meio e fim justos.
    Temos aqui contos interessantes, que pegam uma vibe mais sombria - como está no título.
    Fiquei interessada em ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que capa mais incrível! Não conhecia a antologia ainda, mas achei sensacional a ideia da confinação dos escritores, haha. Fiquei bem curiosa para ler os contos. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei a resenha e as fotos!!!
    Fico muito feliz que tenha gostado do livro e espero que tenha curtido meu conto (Fulgor).
    Desejo muito sucesso e boas leituras.
    Grande abraço e bons ventos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo.
    Adorei a ideia do livro! Gosto bastante de contos e é interessante pensar que os autores se reuniram para escrever! Como eu sou medrosa para terror, é improvável que eu leia, mas sei exatamente para quem indicar! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Achei incrível essa proposta de confinar os escritores em um local afastado. Com certeza deve ter saído muita coisa boa daí. Sou grande fã de histórias de terror então com certeza me interessei pela obra. E ainda tem o bônus de o cenários dos contos ser uma floresta, que é um cenário que eu acho muito interessante. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza me tiraria da zona de conforto. A premissa é legal e, é claro, acho que vou me desafiar, logo, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Apesar do livro não ser um gênero do qual estou acostumada, gostei de conferir sua resenha. Acho que para quem é fã do gênero vai adorar essa obra. E ah, adorei sua primeira foto! Ficou linda ;)

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gustavo! Gostei da iniciativa dos autores em ir a um lugar isolado para escrever como um desafio. Imagino que bons frutos não renderam inspirados na floresta! rsrs
    Gostei muito da ideia, o bom de contos é que dá pra ler aos poucos também.
    bjos
    LUcy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro atrai e o fato de eu ser apaixonada por contos me dá mais motivos para querer ler esta coletânea, embora eu não seja muito fã de terror ainda. Mas confesso que só de imaginar que as histórias se passam nessa atmosfera sombria da floresta já fico morrendo de medo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas de cara me chamou muita atenção essa capa, pois é muito bonita. Eu gosto de histórias de suspense e terror, fiquei interessado pelo livro e parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Estou doida para ler esse, bem meu estilo e eu adoro contos.
    A edição está belíssima e já deu para perceber que as ilustrações estão um show à parte.
    Adorei desde que vi sua resenha no instagram e já coloquei na minha lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Gustavo!!!
    Eu sou uma pessoa complicada para ler contos, pois acabam não me prendendo e eu fico na situação se deveria ter lido ou não aquilo que está sendo apresentado. Apesar de tudo, eu não minto que fico curiosa realmente pela obra e mesmo sendo medrosa acabo querendo saber como os autores trabalharam.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Gu! Caramba, é quase um retiro para a escrita ahahaha muito bacana, não sei se eu funcionaria assim, na base da pressão pra escrever, mas tenho certeza que essa proposta rendeu excelentes histórias, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Que bom tenha gostado, foi um prazer imenso poder participar, um grande processo de aprendizagem para nós escritores

    ResponderExcluir