Título Original: The graveyard book
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2008
Editora: Rocco
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2008
Editora: Rocco
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon

Em meio a túmulos e criptas, “O livro do cemitério”, vem nos trazer uma história incrível que mistura suspense e mistério que envolverá o leitor em uma trama de tirar o fôlego.
O livro conta a história de um menino, quando era um bebê, teve sua casa invadida por um homem misterioso que assassina toda sua família. Ao ver que a porta da rua estava aberta, o garotinho escapa e acaba parando em um cemitério próximo e desde então é criado por espíritos que lá habitam.
A história é fluída, não há momentos em que ela se torna arrastada e prende sua atenção ao longo da narrativa, pois a narrativa vai esquentando, conforme nos aprofundamos na mesma. É uma obra que ficamos imaginando como seria essa vida que o protagonista levou, que experiência seria se envolver com espíritos que te acolhem.
No início do livro, eu, pelo menos, comparei um pouco a história com o filme “Os fantasmas se divertem”, o qual me enterti com o diálogo dos mortos e suas ações nas cenas apresentadas. É uma obra, apesar do nome que possui, pode ser lido por toda a família.
“Um cemitério normalmente não é democrático; no entanto, a morte é a grande democracia e cada um dos mortos tinha voz e uma opinião se a criança viva podia ficar, e cada um deles estava decidido a ser ouvida essa noite”.
Narrado em terceira pessoa, a obra possui um enredo fantástico, com muita magia que levará o leitor a extrapolar sua imaginação no momento da leitura, o que dá vida a obra e a satisfação do leitor em presenciar as cenas do momento.
Os capítulos são bem longos, fato que não curto, mas a diagramação é ótima, ajuda muito e no decorrer da leitura, encontramos ilustrações belíssimas. A capa também é muito bonita e páginas amareladas, que ajuda demais, sem falar no seu final que é surpreendente.
“O céu de verão já começava a clarear a leste, e foi assim que Nin começou a descer a colina, na direção de gente viva, e na cidade, e do amanhecer”.
@Gustavo Barberá – 05/08/2019.
Está afim de conferir e viajar nessa aventura mágica e repleta de emoções e surpresas? Então não deixe de ler “O livro do cemitério”, mas não se assuste se algum desses personagens vierem durante a noite puxar seu pé. A tradução foi de Ryta Vinagre.
@Gustavo Barberá – 05/08/2019.
Amigo, amando a cada dia estar aqui! Blog lindo, bem estruturado e com indicações muiiito bacanas! Seu trabalho está crescendo e ganhando mais e mais qualidade a cada dia! Parabéns! Neil Gaiman ainda não li. Essa obra em especial, considerei a possibilidade de anotar para ler, porém, a questão dos capítulos longos me deixam um tanto ansiosa, confesso! E também não curto! Sua resenha está nota 1000! Abraços!
ResponderExcluirOi Gustavo,
ResponderExcluirachei a ideia do livro interessante, super fictícia, mas interessante, principalmente porque o menino foi acolhido de alguma forma e era isso que ele precisava.
Ter comparado um pouco com o Clássico Os Fantasmas se Divertem foi legal, gosto muito desse filme e fiquei curiosa para ler o livro
Eu já estava com vontade de comprar esse livro, mas a sua resenha me deu mais vontade ainda de ler. Olha essa capa e essas ilustrações! Não tem como não se sentir atraído, não é mesmo? Mas o fato de ter capítulos muito extensos realmente torna a leitura um pouco cansativa. Gostei da sinceridade!
ResponderExcluirAinda não tinha conhecimento desse livro mas pela resenha a impressão é de que se trata de uma.historia bastante intrigante. Vou ler a história sim. Obg pela indicação
ResponderExcluirAchei essa premissa tão criativa e diferenciada, me fez viajar ao imaginar como seria a vida desse menino criado por espíritos. Ao ler o título pensei que se tratava de uma obra voltada para o terror, fiquei surpresa em saber que na verdade a trama é leve e pode ser lida por toda família. Bela sugestão de leitura!
ResponderExcluirNossa, parece bem interessante de se ler. E o nome do autos não me é estranho, sinto que conheço hehehe
ResponderExcluirA ilustração é mesmo muito bonita. Adoro livros com ilustrações nesse estilo.
Olá :)
ResponderExcluirJá ouvi falar tanto sobre este livro e, ainda não o comprei rsrsrs
Parece-me muito interessante toda a história e, em como o menino conseguiu superar uma perda tão grande!
Tenho de comprar efetivamente! Com a sua opinião ainda deixou-me mais motivada e decidida, obrigada!
Beijinho
http://tudosoblinhas.blogspot.com
Nossa, eu amo "Os fantasmas se divertem", na real eu amo o Tim Burton, né?
ResponderExcluirEu de fato gostei muito da premissa desse livro, mas confesso que o fato de os capítulos serem divididos em contos e por isso serem muito extensos acabaram dando uma quebrada no meu ritmo, não tanto pela extensão, mas mais pelo formato de contos. Penso que um formato mais fluído para essa temática faria da obra mais coesa, mas isso é opinião totalmente pessoal. De qualquer forma foi um livro bem diferente de tudo que já li. Valeu a experiência!
Beijos,
Amanda Rocha
Que enredo diferente, lendo a tua resenha já fiquei com vontade de ler e saber o destino deste personagem.
ResponderExcluirRecentemente eu vi esse livro O livro do cemitério e fiquei muito intrigada com a sinopse. Fiquei feliz em ver essa indicação aqui no seu blog Realmente parece ser uma ótima leitura.
ResponderExcluirOs capítulos muito longo são cansativos mesmo, mas o resto todo compensa, né?
ResponderExcluirAchei a capa belíssima e se eu não tivesse lido sua resenha, compraria julgando pela capa hahahaha
Resenha muito boa!
Beijos.
Que legal essa sinopse! Realmente bem diferente e mais diferente ainda é como você disse, imaginar essa convivência entre fantasmas e humanos em um cemitério. Mas em se tratando de Gaiman, já dá pra esperar por uma trama fascinante e super inteligente. Sobre essa questão dos capítulos longos, fiquei pensando se não é uma marca do escritor, li outros livros dele e de fato isso também me incomodou bastante. Adorei sua dica!
ResponderExcluirNeil Gaiman é um autor incrível. Adoro outras obras dele como Sandman e Coraline. Esse também parece ser muito bom! Não conhecia.
ResponderExcluirObrigado pela sugestão <3
🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Menino esse livro eu passo...Estou em uma fase de romance de época, que por sinal é o meu gênero preferido...
ResponderExcluirAbraços
Quero ler algo desse autor para ontem!
ResponderExcluirAcho que vou começar por coraline.
Ótima resenha parabéns!
Já ouvi falar desse livro. A capa transmite uma sensação de tristeza, o contraste com o azul ajuda muito, acho que é porque o ambiente em que se passa boa parte do livro é em um cemitério. Neil Gaiman é sem dúvidas um escritor notável e brilhante ❤ A resenha ficou linda ❤❤❤❤❤❤
ResponderExcluirEu quero muitíssimo comprar esse livro. Confesso que não é tudo do Gaiman que gosto não. Mas, quando gosto de algo, é pra valer!!! E esse tem muito cara de que será um dos que vou gostar. A propaganda dos amigos é sempre positiva.
ResponderExcluirVocê comentou sobre Os Fantasmas Se Divertem, e eu quase sempre traço um paralelo nesse mundão Burton/Gaiman.
Grande abraço
Carol, do Coisas de Mineira
Oi, eu sou super curiosa para ler esse livro! Acho muito interessante a premissa do personagem que é criado no cemitério.
ResponderExcluirOi Gustavo!
ResponderExcluirTenho muita curiosidade de ler alguma coisa do Neil, mas sempre priorizo alguma outra obra na hora de comprar os livros e ele acaba pulando pro fim da fila.
Confesso que o título macabro não ajuda a me interessar especialmente por esse livro, mas o que realmente me desanimou aqui foi os capítulos longos. Tenho muita preguiça disso em livros.
Beijinhos
Oi! Neil é um dos meus autores modernos favoritos no estilo fantasia, e a cada livro dele que eu leio, só tenho certeza. Esse livro é maravilhoso pra mim, e junto com Coraline, é dos favoritos escritos por ele. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirBjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥
Adoro livro de mistério. Ele faz a gente devorar o livro em um dia. A história parece ser bem interessante. Gostei da resenha. Bjs e sucesso
ResponderExcluirOi Gustavo
ResponderExcluirDo Neil li dois livros e gostei muito!
Não li este ainda, mas já vai pra minha lista de desejados
Ótimo post, concordo com a Ana, você tem arrasado aqui! O blog está ótimo, parabéns!!
Bjs, querido
Claudia
Oi, tudo bem? Que enredo mais interessante. Também fiquei pensando no filme Os fantasmas se divertem. E fiquei curiosa para saber como é ser criado por fantasmas. Não conhecia o livro mas já tomei nota. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Eu simplesmente amei essa dica, tive a primeira experiência com a escrita do autor e AMEI! Já estou atrás de outras dicas de suas obras para ler ♥
ResponderExcluirUm beijo.
Olá, tudo bem Gustavo?
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas sobre esse livro do Gaiman e confesso que tenho vontade de realizar essa leitura. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!!
Abraço!