Resenha do livro "Operação Red Sparrow"



Título Original: Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
 
O livro "Operação Red Sparrow" é uma obra de suspense, mistério e espionagem, envolvendo o serviço secreto russo (SVR) e o serviço secreto americano (CIA) em uma missão de tirar o fôlego de qualquer leitor.

     A obra foi publicada em 2014 com o título “Roleta Russa”, mais tarde, a Editora Arqueiro a relançou com o título “Operação Red Sparrow”, onde a trama posteriormente foi parar nas telas do cinema, tanto que a capa do livro lançado pela Arqueiro possui a arte do filme. O filme possui a participação de um elenco de peso, entre eles a atriz Jennifer Lawrence e o ator Joel Edgerton como os protagonistas da trama.

      A história conta que desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.




      Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Ao saber dessa notícia, ela não consegue acreditar, pois essa escola possui uma fama nada agradável.

                                                     “Ela mal conseguia respirar”

      Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

      Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro. Confesso que nas primeiras oitenta páginas eu sofri porque a leitura é bem parada e muito detalhista, me dando vontade de parar a leitura, mas agradeço imensamente pela minha insistência, porque depois dessas páginas, a história deu uma reviravolta que me fez não querer largar mais do livro e me rendeu horas e horas de uma excelente leitura.




      A trama é contada em terceira pessoa e possui um enredo intenso, enigmático e tenso. O livro traz fatos históricos como a Guerra Fria e a atual política Russa, onde o presidente Vladimir Putin é um dos personagens presentes na obra, onde pude conhecer mais sua personalidade, seu cotidiano e seu modo de governar, mesmo sendo uma obra de ficção. E como a história se passa nesse país, há muitas palavras em russo durante a história, mas com a tradução logo a seguir.

“Como sempre, o rosto de Putin era uma máscara indecifrável, embora fosse possível ver um vislumbre de cansaço”.

      Como esse povo come! Em todos os capítulos há uma cena de algum personagem comendo em algum lugar ou preparando algo e o que achei plausível foi o fato de no final de cada capítulo, o escritor colocar a receita do que eles comeram. 

      Os personagens são marcas registradas dessa história. Possuem presença, são de personalidade forte e prendem a atenção durante a leitura. Durante a trama vão aparecendo vários, há muitos mesmo, o que precisa de muita atenção durante a leitura para não se confundir. Se ler concentrado não acontecerá isso, dá para entender tranquilamente. 




      Não posso encerrar essa parte sem comentar um pouco dos personagens principais que me chamaram muita minha atenção pelas suas particularidades. Dominika Egorova, é uma mulher de presença, me tornei fã dela desde sua época de candidata a ingressar no balé Bolshoi, que me irritou profundamente o que aprontaram com ela lá, mas fui ao clímax da satisfação com sua vingança. Inteligente, sexy, explosiva, temperamental, misteriosa, elegante e com um dom especial que nasceu com ela a fez uma das melhores agentes do SVR. Que dom é esse? Leia a obra que descobrirá. Cansada de ser feita de marionete, fiquei mais fã ainda quando ela resolve mostrar seu lado astuto de ser. O escritor mandou bem na criação dessa personagem

                                “Daqui em diante vou ser um pouco mais bitchy”

      Já Nathaniel Nash, agente da CIA, confesso que não consegui entender sua personalidade. Ele é muito misterioso, não demonstra seus sentimentos e não consegui saber os seus sentimentos em relação a Dominika, na minha opinião ele a estava usando para se garantir e ganhar promoção no serviço secreto. Ainda bem que ela conseguiu enxergar isso e no final da história, curti ao máximo ela ter enfiado a mão na cara dele. Eu o achava um pouco cínico e manipulador, brincou muito com os sentimentos da nossa protagonista.

      Mesmo por ser uma literatura adulta (um adolescente não irá gostar desse tipo de livro, achará a história muito chata), não gostei o alto índice de palavrões e chavões pornográficos que os personagens em geral falam. Muita coisa foi desnecessária, mas isso não estraga o enredo, só fiz essa observação porque achei muito exagerado o nível dessas conversas, não imaginava haver algo assim.

     Se continuar a falar desse livro, irei escrever muito ainda, mas eu recomendo essa obra para todos que gostam de uma história de mistério, fatos históricos, investigação e suspense. A tradução foi de Marcelo Mendes.

@Gustavo Barberá - 24/07/2018


10 comentários:

  1. Super interessante esse livro...Ainda não tinha ouvido falar...Mas concerteza vou procurar lê--lo!

    ResponderExcluir
  2. Amooo livros desse gênero, me sinto a espiã kkk amei a resenha, já anotei aqui a dica!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li mas assisti o filme é nem sabia que havia livro dele, bem interessante.

    www.colecionandosaudades.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito deste tema de livro e de filme, suspense e mistério, pois prende a atenção do começo ao fim, não conhecia este livro, mas uma ótima opção de leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nunca li este livro, mas achei muito interessante. Adorei saber que ela era bailarina e foi um apena ela ter que desistido dessa carreira para viver uma vida de espiã. Fiquei super curiosa com o fato das receitas. Acho que vou procurar este livro pra ler hehehe...Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro e nem o filme, mas sua resenha aguçou minha curiosidade. Gosto muito de livros que misturem ficção com fatos históricos reais (no caso a Guerra Fria), são ótimas pedidas de leitura.

    ResponderExcluir
  7. o filme eu já assisti, mas nunca li o livro.
    Como eu gostei muito o filme provavelmente gostarei muito do livro! Quero muito!

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Eu já li esse livro e ele é simplesmente sensacional, eu amei ele. Achei incrível como o enredo é desenvolvido e como te prende na história, uma recomendação incrível.
    Eu tenho a versão com o titulo Roleta Russa e só percebi que o filme era sobre esse livro quando o assisti e achei a história muito parecida, e ai fui pesquisar haha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica do livro! Gosto de livros de suspense e mistério, achei a história interessante e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo!
    Eu assisti o filme e curti bastante, mas não sei se leria o livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir