Título
Original: A queda do Rei – As crônicas de Rasaiev
Autor: Guilherme Bartholomeu
Ano: 2020
Editora: Viseu
Páginas: 202
Onde comprar: Amazon
*Livro gentilmente cedido pelo autor
Para quem é fã do universo fantástico, eis que surge uma obra que irá te fazer viajar em uma história medieval repleta de reis, elfos, orcs e anões, com direito a muita aventura e emoções. Prepare-se, pois em “A queda do Rei – As crônicas de Rasaiev” a jornada é longa e exaustiva, pois há muitos desafios pela frente.
A obra se passa em Rasaiev, um local que está em guerra entre Rei Louis, do Norte e Rei Fernando, do Sul que não irão poupar esforço para ganhar essa batalha e muito sangue será derramado no decorrer da trama.
A trama me passou a sensação de uma mistura das histórias de Tolkien e “Game of Thrones”, além de abordar um assunto que vem atravessando os séculos que é a ganância do homem. Aqui temos traições, julgamentos, adultério e tudo o que acontece em um sistema feudal, o que dá vida e sentido a obra.
“Às vezes, acordos assinados são melhores que um fim incerto”.
Logo de início, lendo o prólogo vi que a história se passa no inverno e notei que a maioria das fantasias que já li sempre se passa nessa estação. Talvez para deixar a trama mais sombria, pois essa época é triste e agonizante, pois a escassez de tudo é intensa, principalmente de alimentos. E aqui se tem um pouco de cultura Celta, pois agradece-se aos Deuses pela colheita e se a mesma não vinga, é pelo fato deles estarem aborrecidos com algo.
Narrada em terceira pessoa, o autor sobre criar um enredo fluído e intenso, onde em momento algum a trama se torna arrastada ou desinteressante, ele vai direto ao ponto, sem enrolação e com uma linguagem clara e simples, não se tem dificuldades de ler essa história, ao contrário, quanto mais se lê, mais se deseja saber o que estará por vir.
Com personagens fortes e determinados, a narrativa se torna cada vez mais forte conforme vai se avançando e quando menos se nota, estamos envolvidos na mesma que desejamos fazer parte dela, pois grande é a emoção que nos proporciona. O projeto gráfico também está sensacional, com mapas, imagens e uma diagramação de primeira.
Portanto, se você deseja se aventurar pelas terras de Rasaiev, não deixe de ler essa história, mas tenha coragem, pois encontrará uma batalha cruel e sangrenta e assim saberá qual rei foi o vitorioso e de que forma conseguiu vencer essa guerra. É uma obra que recomendo demais.
Sobre o autor
Guilherme Bartholomeu é um jovem de Catanduva, interior de São Paulo. Com 24 anos, é estudante de Direito, o começo de uma jornada com muitos caminhos – dentre eles, ser escritor. Assim nasce sua primeira obra, "A Queda do Rei", o primeiro livro das "Crônicas de Rasaiev", uma história iniciada em 2014 e aperfeiçoada ao longo dos anos a partir das experiências e sentimentos aflorados do autor.
@Gustavo Barberá – 18/12/2020.
Adorei a resenha. Gosto muito de fantasia e acho fantástico quando vejo um livro empolgante escrito por um jovem brasileiro. Obrigada por nos mostrar essas pérolas nacionais em meio a tantos livros estrangeiros.
ResponderExcluirAbraços
Gosto muito de histórias de fantasia, de quase todos os tipos, mas há muito tempo não leio nada nessa vibe Tolkien, como você mesmo apontou ter se lembrado ao ler o livro do post. Me interessei ainda mais por a história abordar a cultura celta, que eu adoro e acho extremamente interessante. E para fechar como chave de ouro, é de um autor brasileiro! Umas das coisas mais legais do seu blog é que sempre encontro por aqui dicas de autores nacionais de gêneros que me agradam, como fantasia, terror e suspense. Dica anotada, lerei assim que possível.
ResponderExcluirJá simpatizei com o livro pela capa maravilhosa! Adoro fantasias, principalmente quando a história flui e não perde o ritmo nos desnaimando logo no início ou meio, sabe?
ResponderExcluirAdorei a resenha, esse livro parece ser tudo de bom!