Resenha do livro "A Sociedade do S"
Título original: The season of risks
Autor: Susan Hubbard
Editora: Novo Século
Ano de lançamento: 2010
Número de páginas: 280
Autor: Susan Hubbard
Editora: Novo Século
Ano de lançamento: 2010
Número de páginas: 280
A sociedade do S é um livro que nos leva ao mundo do vampirismo, da
engenharia genética, medicina e das descobertas que aprendemos com a
vida. É repleto de surpresas, decepções, tristezas e acontecimentos
inesperados.
História narrada em primeira pessoa, se passa sobre a vida da personagem Ariella Montero, que foi deixada pela mãe no dia em que nasceu de forma misteriosa e desde então foi criada pelo seu pai Raphael Montero.
Cresceu em um lar confortável, mas com algumas restrições, como não comer carne de espécie alguma, não assistir TV, não possuir computador e não estudar em escola regular (era educada em casa pelo pai e seu colega de pesquisa Dennis) e não saia de casa. Do jeito que a escritora descreve a casa, foi muita sorte de Ariella não ter adquirido nenhum problema psicológico, pois a mesma é muito sombria.
A empregada da casa, a Sra. McGarritt achava estranho esse comportamento de Ariella não ter amigos e também da forma como se vestia, com roupas sem estampas e adereços, deixando-a com pena da garotinha, o qual já estava se transformando em uma adolescente e tinha passado toda sua infância trancada em sua casa.
Certo dia, a Sra McGarritt pediu para Raphael se ele deixasse ela levar
Ariella para sua casa e ele diz sim. No trajeto da casa até a sua
apresentação e interação com a família McGarritt, Ariella sentiu-se como
se estivesse em outro planeta, outra dimensão, é de ter pena da menina.
Até a comida da Sra McGarritt era diferente, bem temperada e mais
gostosa, já que em sua casa era totalmente aguada e sem tempero. Lá ela
conhece Kathleen, filha mais velha da família o qual acaba se tornando a
melhor amiga de Ariella, viciada em jogo de RPG de vampiros e
lobisomens, a convida para esse jogo e nesse meio tempo ela sente que
algo nele está mudando ao se olhar no espelho pela primeira vez na casa
dos McGarritt, pois não havia o móvel em sua casa.
Nesse meio tempo, ela conhece Michael – irmão de Kathleen e seu primeiro amor – o qual tem o seu primeiro beijo e seu primeiro relacionamento. Geralmente quando inicia-se um quadro amoroso em uma história, parece que acabou o assunto, a partir daquele ponto tudo fica dependente dele, o livro torna-se uma rotina, cansativo e aquela sensação de romance água com açúcar. Aqui não. Eles e conhecem, mas a autora se preocupou em dar continuidade na vida particular e nas rotinas dos personagens. Tudo aqui é na dose certa, o que faz dar vontade de não querer parar a leitura.
“...quando olhei novamente, o rosto não era o meu. Com olhar desafiador,
ele me olhava de volta: pequenos e brilhantes olhos de animal, um
focinho no lugar do nariz, a boca como a de um lobo, caninos longos e
pontudos. Ouvi uma voz (minha voz) suplicando: não, não...”
Nesse meio tempo, ela conhece Michael – irmão de Kathleen e seu primeiro amor – o qual tem o seu primeiro beijo e seu primeiro relacionamento. Geralmente quando inicia-se um quadro amoroso em uma história, parece que acabou o assunto, a partir daquele ponto tudo fica dependente dele, o livro torna-se uma rotina, cansativo e aquela sensação de romance água com açúcar. Aqui não. Eles e conhecem, mas a autora se preocupou em dar continuidade na vida particular e nas rotinas dos personagens. Tudo aqui é na dose certa, o que faz dar vontade de não querer parar a leitura.
E como toda a boa trama, o que é bom dura pouco. Uma tragédia chega na
vida da família McGarritt, o que distancia por um tempo Ariella e
Michael. Ela, inconformada com o que aconteceu, resolve se rebelar e ir
atrás de perguntas jamais respondidas pelo seu pai.
Nessa parte do livro, senti que aquela garotinha inocente não existia mais, uma nova Ariella, um pouco assustada, mas determinada nos seus objetivos surgiu. E nessa busca da sua identidade, aconteceu algo terrível com sua pessoa o que fez seus instintos vampirescos se manifestar pela primeira vez.
“Eu não havia planejado de uma maneira consciente. Apenas quando vi seu
pescoço, exposto e dobrado diante de mim, foi que isso aconteceu... Como
era o gosto? Como música, como eletricidade. Como a lua iluminando a
água corrente...”.
Um dos aspectos que noto em toda história é o cenário. E esse não poderia ser mais bonito: o jeito em que a autora descreve a meteorologia, a fauna e a flora é de arrepiar. Dá vontade de entrar nesse ambiente bucólico e viver a história, curtir o momento como se fosse real.
“Passei horas seguintes andando pela floresta. Eu não sentia o frio e me
sentia forte o suficiente para andar quilômetros. A Lua acima de mim
estava quase cheia, e eu a olhei com indiferença”.
Ariella então, resolve colocar o pé na estrada para tentar achar respostas e preencher as lacunas que estão em sua vida. Nesse meio tempo ela faz novas amizades, passa por dificuldades, decepções e principalmente por grandes surpresas que mudará para sempre sua vida.
A sociedade do S é o primeiro volume de uma trilogia denominada Ethical Vampire Novel. O segundo livro se chama “O ano dos desaparecimentos” e o terceiro, “The season of Risks “(ainda não lançado no Brasil). O livro foi traduzido por Paulo Ferro Jr.
@Gustavo Barberá - 21/01/2018
Menu
Oiiii,
ResponderExcluirParece ser uma história bem interessante. Eu já estive em uma vibe maior de vampirismo, mas hoje em dia já não é mais um tipo de leitura que chama minha atenção. Vou anotar a dica pra quando eu estiver nessa vibe.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com
Olá, tudo bom?
ExcluirVocê irá adorar, tenho certeza!!!
Se fosse alguns anos atrás, eu iria com tudo nesse livro, mas hoje em dia estou saturada de livros com vampiros...
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Mas esse é diferente, tem uma história fantástica.
ExcluirNão ficou com uma dorzinha no coração ao saber que o segundo livro ainda nao foi traduzido? Eu ficaria fula da vida hahaha Esse é um livro que passaria despercebido por mim, mas com a sua resenha eu fiquei super curioso, o enredo fantasioso me deixou em alerta e sinto que é uma obra capaz de surpreender.
ResponderExcluirEstou bem ansioso para o lançamento do segundo porque o primeiro termina com vontade de saber mais da vida da protagonista depois de declarada oficialmente vampira.
ExcluirOi!
ResponderExcluirAdoro livros com vampiros hahahah apesar de já ter lido muitos, ainda gosto bastante e não tinha ouvido falar dessa trilogia.
Fiquei bem intrigada com a história e com vontade de conhecer a Ariella.
Com certeza será uma leitura futura!
Beijos - anne and cia
Depois que ler volte aqui para debatermos sobre a obra.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirUltimamente tenho deixado para ler séries que se complementam quando tem todos os livros lançados.
A premissa é interessante e gosto de histórias com vampiros, porém vou aguardar pra decidir quando os outros livros chegarem por aqui.
Beijos!
Camila de Moraes
Espero também ansiosamente os demais volumes!!!
ExcluirOlá Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirUau, que premissa incrível!
Mas tenho que lhe contar uma coisa, se fosse há um tempo atrás não me pouparia em ler esse livro, uma vez que eu era alucinada em vampiros, mas sabe quando um tipo de livro te deixa saturada? Desde então, tenho meio que fugido do gênero.
beijos
Mayara
Mas esse você gostará, tenho certeza!!!
ExcluirOi parece um livro bem bacana e interessante, e apesar de nunca ter ouvido falar já fiquei bem interessada, embora vampiro não seja o tema que mais me atrai, mas achei a personagem e seus dilemas e afins muito interessantes.
ResponderExcluirRecomendo a obra, você pode ler tranquilamente que tem muitas surpresas e revelações no decorrer da história.
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu curtia muito esses livros vampirescos, mas fui perdendo o tesão em ler. Sua resenha chamou minha atenção pelo fato de haver um amadurecimento da protagonista. Eu fiquei intrigada para ver como essa inocência é perdida e vou super anotar a dica.
Espero curtir.
Beijos
Olá tudo e você?
ExcluirRealmente, esse amadurecimento da protagonista que deixou a obra supimpa, pode conferir que irá adorar!!!
Oie!
ResponderExcluirSabe eu até curto livros de fantasia de vampiros e etc mas tem um tempo que não leio nada do gênero. A história parece bem legal mas o fato da personagem ser nova me incomoda um pouco.
Gostei bastante da sua resenha!
Beijos
Carol
www.thereviewbooks.com.br
Depois a protagonista cresce e se torna adulta, onde as ações vampirescas se manifestam. Não tem nada de ruim acontecendo enquanto criança com mal trato ou coisas parecidas, pode ler tranquilamente.
ExcluirQuando li o nome do livro capa fiquei um pouco confusa, não tinha visto o "S" e fiquei sem saber direito o título rsrsr
ResponderExcluirMas enfim.. Ainda não conhecia esse livro, não sei, mas não me senti atraída pelo enredo, não gostei muito dessa capa (sou dessas que escolhe a partir da capa rsrs), acho que não seria uma leitura para fazer no momento. Vou passar a dica dessa vez.
Concordo com você, Dani. A capa poderia se melhor, mas no decorrer da leitura verá que ela tem significado.
Excluir