Resenha do livro "Toran - o destino de Taga e a América Selvagem"








Título Original: Toran – O destino de Taga e a América Selvagem
Autor: Marcelo Pereira
Ano: 2017
Editora: Scortecci
Páginas: 120
Onde comprar:
LivrariaAsabeça

*Livro gentilmente cedido pelo escritor em parceria com a editora.


     É pelas belezas da vida selvagem da América do Norte, que surge uma história de amor a preservação da fauna e da flora, onde mais uma vez o bicho homem é o único que desestrutura toda essa harmonia entre os seres vivos por ganância e riqueza. É um livro incrível, onde nos desperta uma sensação maravilhosa em relação ao mundo natural.

     O livro conta a história do pequeno índio Taga, que, junto de um covil de lobos e outros animais, vão lutar para salvar Toran, o local onde mora e está ameaçado pelos exploradores do velho mundo que eles deram o nome de Lennos. A partir daí uma grande aventura se inicia.



 
     Mais uma vez o autor vem com uma obra de conscientização e respeito com a natureza, onde irá sensibilizar e o leitor, além de fazê-lo refletir, com as mensagens que a história nos passa durante a leitura.


"Medo não existe na vida dos lobos, mas sim prudência".


     É uma escrita leve, não há relatos de mal tratos com animais e o melhor de tudo é o fato do escritor ir direto ao assunto, sem ficar enrolando e deixando uma trama arrastada e cansativa, ao contrário, a história nos prende de uma forma tão profunda, que não desejamos largar a obra de tão curiosos que ficamos.


 

     Narrada em terceira pessoa, o enredo dessa obra é bem concisa, construída e elaborada de tal forma que mexe demais com as emoções do leitor. Os personagens, os cenários apresentados e o foco narrativo da mesma também merecem ser destacados, pois constroem a essência da história.


"Você deve aprender a reprimir suas ansiedades".


     A obra é curtinha, com uma vasta pesquisa sobre esse ecossistema e sobre a cultura indígena, outro assunto que precisa-se ser discutido com prudência e respeito, preservando, assim, sua cultura.




     Portanto, é uma obra que pode ser lida por qualquer idade, pois ela irá conquistar com essa bela história. Se ainda não leu, não perca tempo e garanta seu exemplar para viajar nessa bela região que é Toran.




Sobre o autor


Marcelo Pereira é graduando em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara. Jovem e iniciante no mundo literário, nasceu na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, estudou Administração e, com alguns cursos linguísticos, acabou se interessando e entrando no universo da escrita.

A publicação de Hi-Merimã – A Floresta Sombria é a realização de um sonho. Apaixonado pela vida selvagem, com muito estudo e dedicação, compôs uma história original, surpreendente e comovente, abordando a beleza da vida em si.


@Gustavo Barberá – 21/08/2020.

3 comentários:

  1. Que bonita sugestão de leitura, tenho muito apreço por obras que retratam a natureza de forma respeitosa e lançam um olhar sobre a nossa rica cultura indígena. Parabéns ao autor pela abordagem de tão importantes temas.

    ResponderExcluir
  2. Essa sugestão de leitura ganhou meu coração - Ainda mais com as fotos do livro. Também achei fantástico o autor ser brasileiro e jovem - Acho que já comentei aqui que sempre fico feliz ao ver brasileiros escrevendo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da indicação. Como apaixonada pela natureza que sou, adoro livros com essa temática e esse parece ser uma história leve. Porque de pesada já basta a realidade, esse descaso e essa falta de cuidado do ser humano com a natureza me entristecem demais, fora o sentimento de impotência. Essa questão das queimadas no Pantanal, por exemplo, tem acabado comigo. Acho que essa leitura viria bem a calhar agora.

    ResponderExcluir