Resenha do livro "Véspera de um reencontro - uma linda história de Natal"








Título Original: Véspera de um reecontro – uma linda história de natal
Autores: vários
Ano: 2018
Editora: Coerência
Páginas: 166
Onde comprar: Amazon, Coerência

Livro gentilmente cedido pela editora.


          Véspera de um reecontro é uma coletânea de contos que abrange a magia do Natal e nessa época ficamos sensíveis, pois memórias da nossa vida, de nossa família, amigos e até momentos particulares são recordados, mesmo sem desejarmos, parece que a caixinha de surpresas com a etiqueta “Não abra até o Natal” se rompe e tudo vêm a tona.

          É um livro de conto, mas diferente dos que já li, pois todos os contos nele abordado, gira em torno dos Villas Boas, uma família rica, mas desunida e desestruturada. Mas o incrível é a forma de como a obra foi montada, pois ao mesmo tempo em que cada conto é escrito de forma independente, eles se interligam e o último amarra todos os outros com um final surpreendente e emocionante.


"Nada tinha mudado, tudo estava como quando eu saí. Eles ficaram na sala e eu fui para o meu quarto. Demorei um pouco no banho, chorei um pouco, ainda abalada com tudo".
  

          Temos escritores muito experientes, talentosos e de prestígio no meio editorial, que produziram seus textos de forma que prende o leitor em seus contos e já o faz engatar no próximo de tão boa que é a leitura, queremos saber mais e mais dessa família que merece a adaptação nas telas em forma de novela. A obra mexe com todos os seus sentimentos; você irá rir, chorar, ter raiva, ficar ansioso, pois tudo aqui acontece para te aguçar tais comportamentos.
  



          O que fica claro nesses contos, é que nada é conforme nós desejamos, mas sim, conforme a vida nos oferece. Somos alvos de surpresas o tempo todo, precisamos ser prudentes em nossas atitudes e olhar mais para nossa alma e não apenas para o lado material. A obra traz revelações dessa família que me deixaram de queixo caído, as armadilhas, se assim podemos dizer, realizadas pelo ancião dos Villas Boas – Heitor Villas Boas, para ver a reação de todos no dia desse jantar planejado por seu irmão. Foi aquele velho ditado “Jogou verde para colher maduro”. E ele conseguiu. Para saber o que foi que esse senhor fez, só lendo a obra, mas garanto que foi muito inteligente.
  



          Uma parte que achei bonito na obra foi o momento em que todas as gerações dos Villas Boas estavam reunidos na mansão de Heitor. Imaginei a bela cena, mesmo que esse momento agradável tenha durado pouco. A família é algo divino que temos e elas deveriam ser unidas e um dar apoio ao outro, ver as pessoas como seres humanos e não por interesse.

“Nenhuma família é perfeita. Todos tem seus defeitos, mas se você tem a chance de estar com eles, então apenas esteja”.

          E mesmo com todos esses contratempos, a obra teve seu último conto com um final incrível e muito emocionante. Quem é emotivo, prepare o lençol, pois é um epílogo que irá mexer demais com suas emoções. Foi um tapa na cara dessa família que estava precisando para acordar na vida e tomarem rumos diferentes. Agora não sei se alguns farão isso.





          Portanto, não deixem de ler essa linda obra que é bem o estilo do Natal e que podemos concluir que mudanças sempre são bem vindas e necessárias, basta querermos e acreditarmos. É algo que irá te fazer refletir após o término desses contos. Recomendo.


@Gustavo Barberá – 04\01\2020.

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Que capa maravilhosa! Não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler; adoro histórias que se passem na época de Natal. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Quem me conhece sabe que sou completamente apaixonada por histórias que envolvam o Natal! Ainda não conhecia esse livro mas amei tudo nele: capa, premissa, mensagens e, é claro, sua resenha me animou ainda mais a ler!
    Dica anotada <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Gustavo! Tudo bem?

    Parabéns pelas fotos, ficaram lindas! Eu não conhecia o livro e achei interessante que envolve o natal e essa época mágica. Parabéns pela resenha, ficou muito boa!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    O natal sempre rende boas músicas e bons livros. A temática sempre foca na família, perdão e recomeço e muito da nossa vida é baseada nesses três pilares e tenho certeza que a obra é linda e sensível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo!

    Não conhecia o livro, mas adoro histórias que se passam na época do natal porque sempre há reflexões a se extrair do enredo. Adorei a dica (mesmo pegando fora da época kk) e já vou adicionar na wishlist.

    ResponderExcluir
  6. OI!!

    Gustavo, não conhecia o livro, mas achei a abordagem diferente, pois são contos que se passam no natal e giram em torno de uma família. Não é algo que estou familiarizada no mundo literário, mas a dica está anotada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o título, capa e diagramação do livro.
    Vou já anotar a dica pra quando chegar o Natal novamente. Amo ler contos nessa época.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gustavo!!!
    Que resenha mais sensível e bonita. Não conhecia o livro, mas fiquei impactada para lê-lo. Gosto muito de histórias de Natal, apesar de morar muitos anos em São Paulo, sou do interior e tenho grandes e inesquecíveis memórias da festas de fim de ano, aniversários, reuniões de família, e sua resenha mexeu muito comigo...
    A dica foi anotada e será lida, com certeza!!
    Volto aqui para te contar...
    Abraço,

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/e-2020-chegou.html

    ResponderExcluir
  9. oieee. Primeira coisa que preciso mencionar, essa capa é muito linda e fofa, segunda, eu amo ler contos. outro ponto importante e muito rico do livro, ao meu ver, como os contos se complementam, não são aleatórios, mesmo com autores diferentes para os contos em questão.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não conhecia esse livro mais fiquei totalmente surpresa com essa obra de contos. Principalmente pelo fato de que apesar de cada conto trazer uma história, no final todos se interligam. Além de que apesar de os livro de natal sempre trazer famílias que apesar das diferenças sempre estão unidas, aqui temos uma outra perspectiva.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia esse livro, adorei a capa e suas fotografias, no final do ano esses livros vem para nos fazer refletir sobre a nossa vida e as coisas que aconteceram. Adoro ler livros que me causa muitas emoções, obrigado pela dica, ainda acho que podemos tirar algumas lições dessas leituras. Parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não conhecia o livro, até porque não sou a maior fã de contos, mas logo de cara amei a capa e isso me chamou a atenção. Lendo sua resenha além de perceber que o livro tem uma mensagem bacana e uma carga emocional forte, reparei que talvez funcione bem para mim, já que os contos se "conversam". Vou anotar na lista, obrigada pela dica.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Adoro histórias que se passam em época de natal e conseguem capturar bem esse clima! Curti muito a ideia da coletânea de contos, escrita por autores diferentes, focada em uma família e que se entrelaçam no final. Já anotei a dica e espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que fiquei bem curiosa, pelo que você falou tem falou tem um desfecho bem emocionante e mal posso esperar pra conferir. Outra coisa que me chamou a atenção foi você falar na resenha que nada é conforme nós desejamos, mas sim, conforme a vida nos oferece, essa é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gustavo!!!
    Eu não sou a maior fã de contos e uma vez ou outra pego livros com essa temática para ler e descobrir se alguma antologia mexerá com o meu coração de pedra, no entanto contos de Natal vem sempre como forma de aquecer o coração e parece que essa foi a sensação para você.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de ler contos, sempre faço algumas leituras entre outros livros para relaxar e diversificar um pouco. Eu não conhecia esse livro, mas com certeza ele entrou para a lista de leituras.

    ResponderExcluir
  17. Que capa linda e pelo jeito o projeto gráfico interno também é maravilhoso. Ainda não conhecia o livro e já fiquei bem curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir