Resenha do livro "Você é o que você come"

 

 




Título: Você é o que você come
Autor: Carlos Machado
Ano: 2014
Editora: Scortecci
Páginas: 144
Onde comprar:
Livraria Asabeça

 

*Livro gentilmente cedido pela editora.

 

     Você é o que você come é uma obra de não ficção que relata sobre a alimentação das pessoas na contemporaneidade e os malefícios que a mesma nos trará caso permanecemos com esses hábitos nada saudáveis.

 

     O autor é um renomado médico nutrólogo com formação no Brasil e Estados Unidos, onde possui uma vasta experiência em alimentação, obesidade e doenças causadas pela mesma. Sua obra pode ser considerada um manual de instruções de como se alimentar corretamente e envelhecer com saúde e disposição.

 

     

     A obra é dividida em etapas, onde há uma breve apresentação do sistema digestório e suas funções no processo de digestão, as classes dos alimentos e seus respectivos nutrientes, alimentos x calorias e como ter uma boa alimentação. Tudo muito bem explicado e com um linguajar simples, esqueçam os termos médicos difíceis de se entender, pois aqui o Dr. Carlos explana de uma forma bem didática.

 

“Perceba que cada vez é mais difícil encontrar pessoa idosa saudável. Ficam velhos, parecem velhos, e muitas vezes os remédios, mal utilizados ou de má qualidade, ajudam a piorar a saúde e envelhecem mais ainda”.

 

     O médico também dedica um capítulo sobre os suplementos alimentares, suas verdades e mitos, o que me esclareceu muito minhas dúvidas do que utilizar, já que sou praticante de atividades físicas em academia e vi que em algumas circunstâncias a alimentação é o melhor suplemento que existe.

 

     Esse livro me enriqueceu demais meus conhecimentos, pois algumas coisas eu já seguia no meu dia a dia e outras irei inserir no meu cotidiano. A partir de agora essa obra será meu guia de consulta diária, pois irei utilizá-la diariamente, irei reler, fazer anotações, ou seja, irei estudar esse livro rico em informações.

 

 

     Portanto, se deseja ter uma vida saudável, sem doenças causadas pela má alimentação e envelhecer com sucesso e com muita saúde, deixe seus vícios ruins, seus maus hábitos alimentares e seu sedentarismo de lado, adquira esse livro e tenha uma vida plena e de sucesso, repleta de saúde e bem-estar. Eu recomendo essa leitura para quem deseja mudar seu estilo de vida para melhor.

 

 

Sobre o autor

 

Prof. Dr. Carlos Machado, MD, PhD., médico formado pela conceituada Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), com vários títulos de especialização, Mestrado e Doutorado. 

 

Professor de Medicina, Titular e Assistente em três Universidades importantes em São Paulo, grande empreendedor para a Qualidade na área Médica, pioneiro em conquistar Certificação de Qualidade Internacional ISO - 9002 em suas Clínicas, auditadas pela BSI-British Standards Institution. 

 

     Palestrante requisitado para treinamento em empresas, escolas, associações, com Dicas de Saúde (Hipertensão Arterial, Diabetes, Infecções de Urina, Cólicas Renais, Osteoporose) e de Alimentação: o que fazer para alcançar um corpo perfeito, como emagrecer, aumentar os músculos e melhorar o desempenho físico? O êxito de suas conferências está em seu profundo conhecimento da Verdadeira Medicina Preventiva, levada por uma linguagem muito direta, coloquial, simples e até divertida.

 

@Gustavo Barberá – 31/12/2020.

 

Menu

 

16 comentários:

  1. Olha, não tenho dúvidas de que este é o tipo de leitura que preciso fazer pra ontem. Meus hábitos alimentares são os piores possíveis, infelizmente. Contudo nem tudo está perdido, depois que tive meus filhos resolvi mudar isso, e aderi a alguns bons hábitos, e pra eles sempre o mais saudável possível.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem ?
    O fato é que a gente precisa aprender a comer, eu desde que comecei a comer melhor e comer para me alimentar e não por gula e para descontar na comida, perdi 15 quilos. Acho importante livros que abordam isso de forma séria. Fico feliz que tenha agregado valor a você.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, precisamos comer para termos energia e não para armazenar.

      Excluir
  3. Oi, Gustavo!
    Sinceramente, não sou muito fã de livros desse estilo. Eu tenho uma alimentação normal e tenho bastante rejeição com essas dicas.
    Passo a dica dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/12/melhores-leituras-de-2020.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu como futura nutricionista, esse tipo de leitura faz parte da mina rotina. Achei interessante os tópicos que ele aborda, então tenho expectativas de um dia ler. Não conhecia o nutrólogo, mas pesquisarei mais sobre ele. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa obra é uma cartilha sobre a boa alimentação. Recomendo.

      Excluir
  5. Adorei! Existe tanta desinformação por aí, vejo cada absurdo acerca de alimentação que dá vontade de chorar...é bom quando vemos boas informações sendo espalhadas por aí.

    ResponderExcluir
  6. Uau, Gustavo! Muito construtiva a indicação que vc trouxe! É um tema importantíssimos na atualidade! Afinal, cada vez mais estamos nos apegando nas facilidades corriqueiras do dia a dia!
    Bela resenha! Excelente dica!

    ResponderExcluir
  7. Nosssaa, adorei o enredo da obra. Me parece que é um livro de auto-ajuda com filosofia, estou errada?!
    Mas mesmo assim, a sua resenha conseguiu ressaltar todos os prós da leitura e com toda certeza chamou a minha atenção para o que ando comendo e deixando de comer. As ressalvas do autor (sua forma de abordar o tema) em certos momentos me deixou curiosa para saber mais, e me fez tbm abrir os olhos para o que ando comendo. Com toda certeza vou ler a obra.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sou uma pessoa que tem zero disciplina quando o assunto é alimentação. Acho que um livro assim seria muito importante para mim, para ter mais atenção com o que como e também tentar ser mais saudável. Não sou muito de ler não ficção, mas quem sabe dou uma chance né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo!
    Não conheço esse nutrólogo mas sempre pesquiso sobre alimentação e em específico os ricos em vitaminas, cálcio, proteínas e muito mais. A educação alimentar p é muito importante para nosso corpo funcionar. Fiquei curiosa sobre esse livro, aprender é sempre muito bom, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  10. Como nutricionista acho muito importante livros que abordem a importância da alimentação saudável de uma forma descomplicada e acessível para todos. Gostei muito da dica de leitura, espero que mais pessoas tenham consciência do quanto hábitos alimentares corretos podem trazer benefícios em muitos aspectos da vida.

    ResponderExcluir
  11. Nunca dei muita bola para livros desse tipo, mas depois de ler a sua resenha, eu fiquei com vontade de ler. Vivo reclamando que preciso mudar meus hábitos e não consigo, quem sabe esse livro me dê um choque de realidade que preciso.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Não conhecia a obra e nem o autor, mas tendo em vista que ultimamente tenho tentado melhorar a minha alimentação, seria uma ótima leitura para o momento haha.

    Obrigado pela dica. Abraços!
    www.juristageek.com

    ResponderExcluir