Resenha do livro "Colcha de retalhos"











Título Original: Colcha de retalhos
Autora: Lu Franzin
Ano: 2018
Editora: Independente
Páginas: 498
Onde comprar: Amazon

*E-book gentilmente cedido pela escritora.



            Colcha de retalhos é um romance que irá sensibilizar e emocionar o leitor, pois além de ser uma história intensa e fascinante, nos faz refletir de como a vida nos pode surpreender sem menos esperarmos.

          A obra conta a história de Olívia, que pelo motivo de um trauma durante sua adolescência vai embora da sua cidade natal e anos mais tarde volta, pois recebe uma notícia de que sua irmã gêmea está a beira da morte e ao retornar, as cicatrizes mal curadas daquela época voltam a se abrir, fazendo com que ela busque respostas de tudo o que aconteceu.

 


          Essa leitura é muito rápida, pois você fica viciado na história, não consegue parar de tantas emoções e segredos que vão sendo revelados ao longo da narrativa e que emociona o leitor em vários momentos. Aqui temos a típica família, com conflitos e problemas para serem esclarecidos e resolvidos.


“Sua mãe sempre diz isso, que somos uma grande colcha de retalhos”.


          Narrada em primeira pessoa pela própria Olívia, o livro traz um enredo que levará o leitor a uma catarse profunda em determinadas cenas, pois são situações que podem acontecer na vida real e que causará sofrimento e cólera no ser humano, porque são situações muito delicadas e polêmicas para se resolver.

          Os personagens são de personalidades fortes e determinados, que marcam presença nas cenas e que nos fazem interagir junto deles. Durante a leitura. Confesso que fique preocupado de entrar em ressaca literária ao término da obra de tanto que me envolvi nessa narrativa e seus protagonistas. 
 
 

          O livro mostrou que não devemos julgar as pessoas antes de termos provas de tal acusação. A razão deve sempre estar a frente da emoção, caso contrário podemos nos arrepender mais tarde. Foi o que aconteceu com a protagonista. A escritora trabalhou muito bem na construção dessa história, que trouxe temas polêmicos como adultério, traição, tráfico de pessoas e conflitos familiares e conseguiu juntar com um triângulo amoroso que tardiamente não seria bem isso, mas há um final feliz.


“Confiar por tanto tempo, não quer dizer que nunca será traída”.


          E se deseja saber qual é esse final feliz, só lendo essa magnífica obra que fará os leitores emotivos chorarem muito. É uma história muito bonita e que te tocará profundamente. Eu recomendo.


@Gustavo Barberá – 18/12/2019.



9 comentários:

  1. "O livro mostrou que não devemos julgar as pessoas antes de termos provas de tal acusação", o tipo de coisa que muitas pessoas deveriam aprender. Só os livros mesmo para nos ensinar uma lição tão valiosa! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro! Esse mês estou correndo tanto que livros e blogs estão abandonandos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, na hora eu pensei no filme How to Make an American Quilt que foi traduzido como Colcha de Retalhos e é um dos melhores filmes que eu já tive a oportunidade de assistir. Adoro e já vi incontáveis vezes.
    Mas o livro (esse) não conhecia e não tem relação alguma com a trama do filme, que eu não sei se foi ou não adaptado de algum romance. Mas, obvio que assim que eu vi o título do livro, achei que pudesse ser. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia ouvido falar do livro. Parece ser o tipo de leitura rápida, que eu faria quando não quero tanto compromisso ou uma construção de mundo tão grande quanto nas fantasias, por exemplo. Fiquei curiosa quanto a alguns aspectos da história. Vou ver se o encontro no Kindle Unlimited :)

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente gosto muito quanto a leitura traz um ensinamento ou uma reflexão a respeito da história contada. Jade cara posso dizer que amei o título do livro que me parece ter tudo haver com a história. Os quotes que você separou apesar de serem pequenos são carregados de sentimento.

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse enredo me deixou super curiosa para conhecer. Gostei demais. Não conhecia e já salvei para futura leitura. Amo este tipo de enredo, me encanta.

    ResponderExcluir
  7. Olá, compraria esse livro só pela capa e principalmente o título, parece ser uma leitura emocionante mesmo, já me vejo chorando lendo esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira vez em que leio algo contando sobre esse romance! Parece mesmo ser uma história intensa e capaz de sensibilizar o leitor com esse conteúdo emocionante e que nos leva a refletir sobre como a vida pode nos surpreender! Fiquei curiosa para conhecer a história da Olívia e mais sobre os traumas dela.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gustavo! Tanto tempo distante daqui! Estava com saudades! Que bela indicação de romance vc me deu! Sabe que me cativam essas histórias, né? Uma narrativa forte, ao que parece pela sua resenha! Parabéns pela bela resenha! Adorei a dica!

    ResponderExcluir