Resenha do livro "Sobreviventes"







Título Original: Sobreviventes
Autora: Ana Cardilho
Ano: 2018
Editora: Scortecci
Páginas: 144
Onde comprar:
Livraria Asabeça

*Livro gentilmente cedido pela editora.

     A vida é feita de decisões. Algumas fáceis, outras medianas, mas algumas difíceis. E para sobreviver a essas escolhas, necessitamos ser prudentes e serenos nesses momentos, para que a razão fale mais alto que a emoção. E é em “Sobreviventes”, que a autora Ana Cardilho nos apresenta essas situações inusitadas.

     O livro é composto por dezessete contos, onde a ideia central é a dos protagonistas sobreviverem aos ataques e tormentas que estão ao nosso redor e nos querem enlouquecer. São histórias curtas, mas com um enredo intenso e muito bem feito, o que não deixa em momento algum a obra cansativa ou desinteressante.




     A escritora soube construir um universo de histórias que tem o principal objetivo: sobrevivermos aos nossos problemas ou situações as quais estamos inseridos, além de nos fazer refletir um pouco sobre o que está acontecendo, pois, os contos estão bem próximos ao que acontece na realidade de muitos.


“Ela não conseguia explicar, mas sentia a vida como um mosaico”. (Conto “Jaqueta de jeans”).

 
     Temas polêmicos como bullying, dominação, paranoia, obsessão, entre outros, são apresentados e desencadeiam os mais diversos tipos de sentimentos no leitor, de forma que em alguns momentos nos convidam para participar da narrativa, pois na maioria desses contos, é praticamente impossível sua contextualização com a realidade.


 

     É uma obra que possui uma escrita agradável, fluída e que faz com que se lê muito rápido, de tão prazerosa que são as leituras desses contos. Todos deveriam dar uma chance e degustar esse título, que não se arrependerá.


“Ela perplexa, olhava para o pai, o rosto ardendo, o orgulho aos farrapos” (Conto “A executiva”).

 
     Portanto, não deixe de conferir “Sobreviventes”, um livro que te conquistará desde o primeiro conto, que após lido, não irá querer parar mais, pois a curiosidade de partir para o próximo, será automático, de tão boa que estará a mesma. Eu recomendo.



 
Sobre a autora


Ana Cardilho é escritora, terapeuta EVM, reikiana nível 3 e jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Trabalhou em emissoras de São Paulo, como Rede Record, Bandeirantes, Cultura, Globo News, tendo sido repórter, editora e editora-chefe.

Sócia da empresa Era Uma Vez... a sua História, onde escreve biografias. Seu lado escritora vive em busca de personagens perfeitos, cenários ideais e emoções que possam durar. Como terapeuta e reikiana, busca caminhos de cura e transformação usando a energia que tudo permeia, vida real, ficção, reino das palavras e silêncios.


@Gustavo Barberá – 24/08/2020


12 comentários:

  1. Tenho pouco livros de contos, e gosto de te-los na cabeceira e intercalar com outras leituras. Não conhecia a autora...Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    AMO livros de contos, eu não conhecia essa obra em especifico, mas fiquei animada em conhecer. Gostei de saber das tematicas tratadas, e espero gostar do livro como você!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hummmm! Gustavo, que resenha mais caprichada! E cada foto linda, hein!? Parabéns! Vi a sua divulgação no instagram e de verdade gostei bastante da proposta!E se é de contos eu justamente já gosto! Fato! Uma escritora e com uma proposta que me acolheu através de sua bela divulgação! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo.
    Achei a proposta do livro bem interessante. Cada vez mais as pessoas estão se sentindo cercadas por problemas que não sabem como resolver e lidar com eles dá mesmo a sensação de sobreviver!
    Amei as fotos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gustavo!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas como não sou muito fã de contos, naturalmente já é difícil eu ficar interessada. E nesse caso, não há nada que me desperte muita curiosidade, então passo a dica dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-agora-e-para-sempre-lara-jean.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gustavo. :)
    Adoro vir no seu blog, pois sempre tem resenha de livros que não conheço.
    Gosto de contos, mas vária muito com meu humor quando vou ler.
    Achei interessante, apesar de não conhecer autora nem obra. Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo!
    Não conhecia esse livro, fiquei curiosa por ser contos e se tratar de vários problemas que o ser humano passa no decorrer de sua vida, nos trazendo reflexões. Já estou curiosa para degustar esses contos, parabéns pela resenha, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros de contos.
    Estava sentindo falta de uma leitura assim.
    Adorei sua resenha e sua dica!
    já foi para minha listinha de próximas leituras.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Interessante a proposta do autor. Gosto muito de contos e sempre que vejo alguma indicação fico curiosa para saber mais. Achei legal os contos terem assuntos diferentes. Falar sobre bullying não deve ser fácil, ainda mais pra quem já sofreu isso. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Oi oi,
    Adorei o enredo desse livro. Não conhecia o autor, mas gostei da sua escrita e pelo que li você também gostou. A premissa do livro é bem legal, e mesmo fugindo de contos, vou ver se dou uma chance a obra. Espero ler futuramente a sua indicação.

    Beijoss,Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas achei interessante o fato de ser um compilado de contos e por tratar de assuntos com os quais entramos em contato no nosso dia a dia. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou a louca dos contos e já vou colocando esse aqui na lista pra conferir também. Amei suas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir